O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná registra a menor proporção de mortes de idosos por Covid-19 na pandemia

Com 96% da população com 60 anos ou mais de idade tendo tomado ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o Paraná registra resultados importantes no que diz respeito à evolução da pandemia, com uma queda expressiva na quantidade de idosos vitimados pelo novo coronavírus. Em junho, inclusive, o Portal da Transparência do Registro Civil constata que o estado teve a menor proporção de pessoas na terceira idade perdendo suas vidas para a doença pandêmica, com uma redução significativa dos óbitos entre a população que tem de 60 a 69 anos de idade.

Ao longo do primeiro ano de pandemia, entre março do ano passado e fevereiro deste ano, os cartórios de Registro Civil no Paraná anotaram um total de 14.211 falecimentos causados pela Covid-19. Nesse período, os idosos (60 anos ou mais) foram os mais vitimados, com 10.934 falecimentos, respondendo por 76.94% do total de vítimas da doença pandêmica.

Desde então (e na medida em que a imunização dos grupos prioritários foi avançando), a proporção de idosos vitimados pelo novo coronavírus tem caído de forma importante. Em março, por exemplo, eles responderam por 67,89% das mortes causadas pelo coronavírus no Paraná. Em abril, 64,82%. Em maio, 53,29%. E agora em junho, 39,69%.

A relação entre a vacinação e a redução nos índices de óbitos fica ainda mais evidente quando analisamos os dados mês a mês e por faixa etária.
Ainda em março, verificou-se uma primeira queda na proporção de óbitos entre as pessoas que tem 80 anos ou mais de idade, passando de 27% dos registros no primeiro ano de pandemia para 18,26% no referido mês. Já em junho, 11,33% das vítimas da Covid no Paraná tinham 80 anos ou mais de idade.

Na sequência, em maio, foi vez da proporção de mortes cair de forma mais significativa entre as pessoas com 70 a 79 anos, passando de praticamente um quarto dos registros nos meses anteriores para 15,46%. No último mês, esse porcentual já estava em 12,18%.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Procura pela vacina contra Covid-19 cai e Saúde alerta para necessidade de imunização

Cobra News (User)

Universidades estaduais do Paraná conquistam nota máxima no Enade

Após reunião com Lula, deputado diz que presidente quer priorizar manutenção das estradas do Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais