O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná pode ter “Natal sem máscaras”, diz Governador

Na manhã deste sábado (6), Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), governador do estado do Paraná, inaugurou o espaço do programa Banco de Alimentos, Comida Boa, em Londrina, no norte do estado. Durante o evento, falou sobre os dados da pandemia do novo coronavírus no estado e o uso de máscara. A expectativa é de que o uso da proteção deixe de ser obrigatória no próximo mês, durante as comemorações do Natal.

Entretanto, a medida ainda é tratada com cautela. A ideia é que a vacinação dos adolescentes contra a Covid-19 atinja 80% em novembro, e, assim, possam considerar retirar a obrigatoriedade. Conforme a Lei nº 20.189, é estipulada multa de até R$ 530 para quem desrespeitar o uso. Para empresas, o valor pode chegar a R$ 10.600.

Atualmente o Paraná já aplicou 8.680.041 primeiras doses e 6.581.894 segundas doses. A vacinação em adolescentes, em Londrina, já abrange as idades entre 14 e 17 anos. Em Curitiba, a faixa chega aos 13 anos.

Programa Comida Boa

O Governo do Estado, em parceria com produtores da Ceasa de Londrina, inaugurou o novo espaço do programa Banco de Alimentos – Comida Boa. O projeto entrega alimentos mais maturados ou com uma pequena parte danificada, mas que ainda possuem valor nutricional e podem chegar até as famílias. Em Londrina, já são 36 entidades cadastradas e aproximadamente 12 mil pessoas beneficiadas, nos três meses de funcionamento.

Já foi possível distribuir, mensalmente, de 15 a 20 toneladas de alimentos. Frutas, verduras e legumes que possuem detalhes que diferenciam do padrão de venda passam pela análise de nutricionistas para aprovação do consumo. Um vez aprovados, eles são cortados, congelados e fechados a vácuo para que durem mais e possam ser distribuídos. O plano é que este número chegue a 70 toneladas, no final do ano.

O programa funciona Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Postagens relacionadas

Governo do Paraná emite nota de esclarecimento sobre recentes reajustes nas tarifas do pedágio

No Paraná, população se vacina menos e acende a luz de alerta das autoridades

Número de homicídios dolosos cai 10,7% no Paraná de janeiro a outubro

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais