O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná já tem mais de 90 mil casos de pacientes com sequelas pós-covid

Desde março de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus começou a assolar o Paraná, 937.364 paranaenses contraíram a Covid-19, sendo que 22.806 (2%) acabaram falecendo e outros 675.526 (72%) são considerados recuperados. Entre esses, porém, há um número considerável de pacientes que ainda sofrem com os efeitos da infecção. É que a doença pandêmica, já se sabe, tem deixado sequelas, algo que acontece com uma frequência consideravelmente grande, ao que tudo indica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de uma em cada 10 pessoas tem problemas de saúde persistentes 12 semanas após ter Covid-19. No país, então, a estimativa é que as sequelas deixadas pelo Sars-CoV-2 já atingem aproximadamente 1,4 milhão de brasileiros, sendo que só no Paraná, seriam mais de 90 mil nessas condições. Trata-se, basicamente, de uma nova demanda se desdobrando dentro da crise sanitária, provocando uma sobrecarga ainda maior num sistema de saúde já colapsado.

Não à toa, uma sondagem divulgada na última semana pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que 167 das 241 cidades paranaenses pesquisadas (69,3% do total) já implantaram ou pretendem implantar serviços de reabilitação para acompanhamento dos pacientes pós-covid. Nos 215 municípios que já têm esse serviço médico, a maioria (35,8%) oferece o atendimento nas unidades básicas de saúde, 17,2% em centros especializados, 7% em hospitais municipais, 6,5% em serviços privados contratados e 4,2% em hospitais estaduais.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Detran orienta motoristas para viagem segura neste fim de ano

Cobra News (User)

Número de moradores de rua cresce quase 50% no Paraná, indica levantamento

Mortes pela Covid-19 sobem para 5.058 no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais