O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná é o estado brasileiro com a maior taxa de casos novos de Covid-19

Quase um ano depois de começar a conviver com a pandemia do coronavírus (a próxima sexta-feira, 12 de março, marca o aniversário dos primeiros casos no estado), o Paraná enfrenta aquele que é, até aqui, o mais grave momento da crise sanitária. Com os hospitais abarrotados — até ontem, 989 pacientes estavam na fila de espera por um leito de tratamento da Covid-19, 519 deles aguardando por vagas em UTI — e um crescimento expressivo no número de casos e óbitos causados pela doença nas últimas semanas, o estado desponta hoje como um dos principais (se não o principal) foco de coronavírus no Brasil.

Segundo dados do Farol Covid, levantados a partir de dados oficiais públicos, o Paraná apresenta a maior média móvel de casos novos da doença no país, ao mesmo tempo em que se tornou um dos estados com mais mortes pelo coronavírus.

Os números, extraídos na tarde de ontem, mostram que nos últimos 7 dias o estado registrou 98,41 novos casos de Covid para cada 100 mil habitantes, maior taxa entre as 27 unidades da federação. Os vizinhos Santa Catarina (com 73,57) e Rio Grande do Sul (com 60,17) também aparecem entre os cinco estados com maior proporção de casos novos, bem como Rondônia (com 66,15) e Roraima (46,44).

Além disso, a média móvel de mortes no Paraná ficou em 1,15 no período, a sexta maior do país, atrás apenas de Rondônia (1,86), Roraima (1,58), Amazonas (1,38), Rio Grande do Sul (1,33) e Santa Catarina (1,21). Interessante notar, ainda, que o agravamento da crise sanitária afeta, neste momento, as regiões norte e sul do país, primordialmente.

É curioso notar, ainda, como o cenário atual contrapõe-se radicalmente àquele registrado pouco tempo atrás, quando o estado era visto como um dos que havia melhor lidado com o enfrentamento à pandemia.

Com informações:Bem Paraná/Foto: Franklin de Freitas

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Operação Átria: PCPR prende 779 pessoas por crimes contra mulheres em março

Cobra News (User)

Paraná tem 10,1 mil pessoas privadas de liberdade inscritas no Encceja 2023

Cobra News (User)

Segunda parcela do IPVA começa a vencer nesta segunda-feira

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais