O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná confirma primeiro caso de varíola dos macacos

O Paraná confirmou neste domingo (3) o primeiro caso de varíola dos macacos causada pelo vírus monkeypox. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o paciente é um morador de Curitiba de 31 anos com histórico de viagem para São Paulo entre 16 e 18 de junho.

As amostras de exame do paciente foram analisadas pelo laboratório nacional de referência para a doença. Outros dois casos suspeitos da varíola no estado permanecem em investigação.

Conforme a Prefeitura de Curitiba, o paciente com caso confirmado buscou atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com febre e alergia de pele no dia 24 de junho. Ele foi encaminhado para um hospital e fez a coleta de exames em uma área isolada.

Até a publicação desta reportagem, não havia novas informações sobre o estado de saúde dele.

Na última divulgação, a Secretaria Municipal de Saúde havia afirmado que o homem passava bem e estava isolado em casa. Pessoas que tiveram contato com o paciente estavam sendo monitoradas.

Conforme a Sesa, a varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

De forma geral, a doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Entre os sintomas da varíola dos macacos estão febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia (íngua), calafrios e fadiga.

A doença já foi confirmada em outros estados do Brasil, como São Paulo.

Com informações:G1/PR

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Solicitação de histórico escolar na rede estadual passa a ser apenas no formato digital

Com mais 2.249 novos diagnósticos de coronavírus, Paraná soma 115.584 casos

Mãe, avó e bisavô vão responder por morte de bebê em Porecatu

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais