O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná confirma primeira reinfecção pelo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quarta-feira (17) a primeira reinfecção para o vírus Sars CoV-2 no Paraná. Uma mulher de 39 anos, residente em Curitiba, teve a primeira amostra coletada no dia 15 de junho de 2020 e a segunda em 24 de fevereiro de 2021, positivando para a infecção nas duas ocasiões.

O sequenciamento genômico do vírus foi feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, após envio de amostras pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

O caso de reinfecção teve a primeira confirmação para a linhagem B.1.1.28 e a segunda para a P.1. O intervalo entre os dois resultados foi de 254 dias. Segundo protocolos do Ministério da Saúde, após três meses pela infecção do mesmo vírus ou suas derivações o caso é de reinfecção.

“O vírus está em franca e comunitária transmissão. Por isso, temos que continuar com os cuidados, mantendo a etiqueta respiratória, usando máscara e higienizando as mãos. Evitar sair de casa, aglomerações, mesmo quem já tomou a vacina”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Além deste caso, a secretaria também já registrou dez novos casos da variante P1 e um caso da variante B.1.1.7. Ao todo, o Estado já confirmou 43 casos da variante P1 e três casos da variante B.1.1.7. Todos os casos estão em investigação epidemiológica.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

147 escorpiões foram capturados em Abatiá

Sanepar disponibiliza sistema de monitoramento de bacias para Defesa Civil do Paraná

Cobra News (User)

Com mais 6.815 novos casos confirmados por Covid-19, Paraná chega a 528.624 diagnósticos e 9.510 mortes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais