O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Papa Francisco nomeia novo núncio apostólico no Brasil

O Papa Francisco escolheu Dom Giambattista Diquattro como novo núncio apostólico no Brasil. A informação foi divulgada neste sábado (29) pelo Vaticano. Ele assumirá a representação da Santa Sé em Brasília, em substituição a Dom Giovanni D’aniello, enviado à Rússia, após oito anos no País.

Dom Giambattista Diquattro é arcebispo de Giromonte, na Itália, e atuava como núncio apostólico na Índia e no Nepal desde 2017. Na América Latina, foi núncio no Panamá e na Bolívia. Serviu ainda nas missões diplomáticas católicas na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas, em Nova York, na Secretaria de Estado do Vaticano, e nunciatura apostólica na Itália.

Funções

O núncio é uma espécie de embaixador da Santa Sé nos países. Além de representante diplomático e eclesial máximo do papa, participa da escolha de novos bispos e das transferências deles entre dioceses e prelazias. O núncio ocupa é tradicionalmente tratado como o decano do corpo diplomático estrangeiro. E Brasília é considerada uma “embaixada” de primeira linha, pelo fato de o País ter a maior quantidade de católicos no mundo.

Italiano da Bolonha, o arcebispo chega ao Brasil aos 66 anos num momento de polarização do episcopado brasileiro em relação ao governo Jair Bolsonaro. Recentemente 152 bispos e mais de 1 mil padres de uma ala progressista divulgaram uma carta crítica a diferentes áreas do governo, como as políticas econômica, da saúde e do meio ambiente.

Segundo o Vaticano, ele é diplomata desde 1985, teólogo e canonista. Sacerdote desde 1981, tem mestrado em Direito Civil na Universidade da Catânia e doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Informações: Folhapress

Foto: Vatican Media

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Aneel mantém bandeira tarifária verde para março

Saque do FGTS e 13º salário: nesta sexta tem dinheiro extra na conta dos trabalhadores

Cobra News (User)

Papa faz referência ao Brasil, e diz que ter uma morte por minuto é terrível

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais