O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Pandemia completa um ano e Paraná supera a marca de 13 mil mortes

No dia em que a pandemia do novo coronavírus completou um ano (nesta sexta-feira, 12), o Paraná superou a marca de 13 mil mortes provocadas pela doença. O boletim de quinta-feira (11 de março) divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) trouxe o relato de 99 mortes novas em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Com isso, os dados acumulados mostram que desde o dia 27 de março do ano passado, quando o estado registrou os dois primeiros óbitos por Covid-19, um total de 13.053 vidas foram ceifadas em decorrência da doença.

Desdenhada por muitos ainda no começo da pandemia — apesar dos claros sinais de alertas emitidos por países como Itália e Irã, afetados primeiros pelo coronavírus —, a crise sanitária foi responsável ao longo do último ano por praticamente 15 em cada 100 mortes no estado (15,49% do total de óbitos, mais precisamente).

De acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil, desde março do ano passado até hoje foram registrados, ao todo, 84.265 falecimentos no Paraná. A Covid-19, por sua vez, foi responsável por 13.053 mortes nesse período, segundo os dados da Sesa já citados.

Vale lembrar, ainda, que as duas primeiras mortes no estado foram registradas no dia 27 de março de 2020, uma sexta-feira, quando a Prefeitura de Maringá confirmou o falecimento de um homem de 84 anos e de uma mulher de 54 em decorrência de complicações causadas por infecção do novo coronavírus. Assim sendo, a doença matou no estado, em média, 37 pessoas por dia desde então, ou ainda uma morte a cada 39 minutos.

Essa informação é relevante porque permite estabelecer comparativos com as informações de outro banco de dados, o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que disponibiliza estatísticas não só sobre o total de óbitos no país (como o Portal da Transparência do Registro Civil), mas também permite filtrar as causas de cada uma das mortes.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná registra recorde de casos da Covid-19 com 3.804 novas confirmações

Paraná prepara plano para retomada da economia no pós-Covid-19

Saúde promove evento virtual para destacar importância da doação de leite materno

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais