A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Região  ›  Padre Zé se “aposenta” e deixa a paroquia São Paulo nesta quarta-feira (7)

Padre Zé se “aposenta” e deixa a paroquia São Paulo nesta quarta-feira (7)

Publicado em: 7 abr 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Foram mais de cindo décadas de sacerdócio, ao todo 56 anos .Com o sentimento de missão cumprida, Padre Zé encerra suas atividades de pároco nesta quarta-feira (7) na cidade de Rolândia.

Padre Zé será desligado por uma determinação do Código de Direito Canônico, que preconiza que todos os bispos e responsáveis ao atingir 75 anos devem apresentar renuncia. O Padre tem 79 anos.

Padre Zé é pároco desde 2018 da paróquia São Paulo Apóstolos da Vila Operária, ele assumiu a igreja  depois de ter ficado por 50 anos na paroquia São José.

A transição de acontece nesta quarta-feira (7), em celebração feita pelo arcebispo de Londrina  Dom Geremias Steinmetz,

 Conheça um pouco da história do Padre Zé

Nascido em 2 de outubro de 1941, Joseph Bernard Agius é natural de uma pequena ilha chamada Gozo, próxima à Malta. Ele tem quatro irmãos. Para o padre, um dos fatos mais marcantes de sua vida foi a decisão de cumprir o chamado missionário, que o levou a deixar sua terra natal e vir para o Brasil, em uma época que não era possível saber como seria sua nova vida em uma terra estrangeira. O monsenhor chegou ao Brasil em 1961.

A ordenação, em 1965, aconteceu na antiga catedral de Londrina, em cerimônia presidida pelo então arcebispo dom Geraldo Fernandes. O monsenhor celebrou a primeira missa solene em 11 de julho de 1965. O início do parocado, segundo o padre, foi outro dos grandes momentos de sua trajetória.

Padre Zé estudou Teologia no Seminário em Curitiba e após ser ordenado padre, ele voltou para visitar os familiares em Malta e, depois, foi enviado para Pitangueiras, em fevereiro de 1966, onde assumiu como segundo pároco do antigo distrito de Rolândia.

Em 1969 o monsenhor chegou a Rolândia como vigário coadjutor. Ele se tornou pároco da Igreja Matriz São José em 1972. Em 2017, padre Zé assumiu a Paróquia São Paulo Apóstolo, na Vila Operária, onde exerce o sacerdócio atualmente. “Nem imaginava tanta coisa grandiosa que consegui realizar. Agradeço de modo especial ao povo de Rolândia me ajudou a ser padre, a realizar tudo aquilo que eu planejei. Sem a ajuda, a colaboração, a compreensão, a amizade do povo rolandense eu não teria feito nada sozinho”, relatou o padre.

 Em reconhecimento ao trabalho prestado à comunidade, padre Zé recebeu o título de cidadão honorário do Paraná, da Alep, em 2019, quando completou seus 50 anos de sacerdócio.

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.