O Portal do Norte do Paraná
Região

Outubro Rosa: Mulheres podem agendar coleta de preventivo em Rolândia

As mulheres entre 25 e 64 anos podem agendar a coleta de preventivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Rolândia. De acordo com Paloma de Souza Cavalcante Pissinati, diretora de Atenção Primária, no dia 24 de outubro a Secretaria Municipal de Saúde promove uma campanha para a realização dos exames e solicitação de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos.

A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha voltada à prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama. A coleta de preventivo será entre 8h e 14h. Paloma explica que, para evitar aglomerações nos postos de saúde por causa do período de pandemia, neste ano a ação vai funcionar de forma diferente, com agendamento.

Segundo ela, as mulheres já podem procurar as UBS’S ou ligar, das 9h às 16h, para marcar horário para a realização do exame.

 

 

Sobre o preventivo

O Papanicolau, ou preventivo como é conhecido, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.

Ainda de acordo com o INCA, o Papanicolau é o método principal e mais amplamente utilizado para rastreamento do câncer do colo do útero. Segundo a Organização Mundial da Saúde, com uma cobertura da população-alvo de, no mínimo, 80% e a garantia de diagnóstico e tratamento adequados dos casos alterados, é possível reduzir, em média, de 60 a 90% a incidência do câncer cervical invasivo.

Telefones das unidades de saúde:

Parigot 3906-1104

Santiago 3256-7152

San Fernando 3255-1757

Nobre 3256-7358

Bartira 3255-9003

São Martinho 3240-1114

Tomie 99166-0451

Daiane Valentin

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Cantor e músico rolandense pede ajuda para recuperar acordeon roubado

Tiroteio em Apucarana aconteceu após partida de futebol

Saúde de Rolândia aplica vacinas contra a gripe no estacionamento do Supermercado Juliana nesta segunda

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais