O Portal do Norte do Paraná
Mundo

ONU marca Dia Internacional de Crianças Inocentes Vítimas de Agressão

Nesta quinta-feira (4), a ONU assinala o Dia Internacional de Crianças Inocentes Vítimas de Agressão. Em todo o mundo, quando surgem conflitos e guerras, as crianças são as primeiras a sofrer com a violência ao lado de outros grupos vulneráveis da sociedade.

Emergência

O recrutamento de menores para conflitos e guerras está entre as seis violações mais comuns de direitos humanos além de assassinatos, violência sexual, sequestros, ataques a escolas e hospitais e impedimento de acesso humanitário.

O Dia Internacional de Crianças Inocentes Vítimas de Agressão foi criado em 1982 pela Assembleia Geral. Naquele ano, o órgão aprovou a proposta de criação da data numa sessão especial de emergência sobre a questão da Palestina afirmando “estar horrorizado com o grande número de crianças palestinas e libanesas vítimas de atos de agressão por Israel”.

Com a data, a ONU quer alertar para o sofrimento emocional, mental e físico imposto a crianças em todo o mundo em conflitos e guerras. A organização também reforça o compromisso que tem de proteger os direitos das crianças.

Graça Machel

A Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança é o tratado internacional que mais recebe ratificações no mundo.

Em 1997, a ativista moçambincana Graça Machel entregou à Assembleia Geral um relatório sobre o impacto arrasador para crianças em meio a conflitos. A resolução 51/77 é um dos documentos mais importantes para melhorar a proteção de crianças em conflitos.

A resolução também estabeleceu o mandato do Escritório do Representante Especial para Crianças em Conflito Armado, o posto atualmente ocupado pela argentina Virginia Gamba.

Agenda 2030

Segundo a ONU, o número de violações a crianças ocorridas em muitas zonas de conflito aumentou nos últimos anos. Ao todo, mais de 250 milhões de menores vivem em áreas afetadas por conflitos e guerras.

A Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 inclui pela primeira vez a eliminação da violência a menores em conflitos, o que se reflete em outros objetivos de redução da violência. Nesse caso, objetivo 16 meta 2, determina que o mundo deve erradicar todas as formas de violência à criança e acabar com o abuso, negligência e exploração de menores.

Informações: ONU News

Foto: Unicef/Ahmed Abdulhaleem

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Caixas-pretas de avião que caiu na Etiópia são encontradas

Rússia ataca a Ucrânia; explosões são ouvidas em várias cidades

Terceira e última superlua de 2019 poderá ser vista nesta quarta (20)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais