O Portal do Norte do Paraná
Brasil

OMS pede que Brasil e países mantenham cautela e avalia vacinas para novas cepas

O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu que o Brasil e outras nações “não baixem a guarda” na tarefa de controlar a pandemia da covid-19. Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, a entidade comentou também sobre as novas variantes do vírus, que podem afetar a eficácia das vacinas, mas notou que isso não é algo dado, sobretudo em casos graves, além de insistir que as medidas já sabidas – como a lavagem de mãos e o distanciamento social -, ajudam igualmente a conter essas cepas.

Questionado sobre o quadro do Brasil, com números elevados recentes de casos e mortes pela doença, o diretor executivo da OMS, Michael Ryan, comentou que é difícil analisar o caso do País como um todo, diante de seu tamanho e das diferenças regionais, com diferentes padrões entre os Estados. Uma questão citada por Ryan como fator que dificulta o controle da pandemia no País é que muitas zonas urbanas são densamente habitadas, o que dificulta a garantir do distanciamento físico entre as pessoas, e também o fato de que o Brasil teve grande número de transmissões, com circulação intensa do vírus, outro fator que dificulta a tarefa.

Sobre a celebração de feriados e o risco disso no quadro atual, Ryan pediu que a cautela seja mantida. “Nós temos de ser muito cuidadosos, certamente não estamos ainda fora de perigo”, ressaltou.

Ryan também lembrou o papel de liderança do Brasil na ciência da região. “O que acontece no Brasil sem dúvida importa”, afirmou, dizendo que o quadro no País terá impactos para a região das Américas e o mundo. Diretora-assistente da OMS, Mariangela Simão complementou: “não baixem a guarda agora, esse é um alvo móvel, temos de seguir monitorando e fazendo as coisas certas, conforme recomendado”.

Novas cepas

A diretora de vacinas da OMS Katherine O’Brien falou sobre as novas cepas da covid-19, encontradas em países como África do Sul e Reino Unido. Segundo ela, houve estudos segundo os quais haveria menos eficácia das vacinas ante a cepa encontrada no país africano, mas ela disse que não há até o momento “grande certeza” sobre o resultado, sem resultados conclusivos a partir de um conjunto ainda limitado de casos.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Aos 43 anos, morre em São Paulo a campeã olímpica Walewska

Cobra News (User)

Reforma da Previdência é promulgada pelo Congresso

Chuvas deixam 19 mortos, fazem rios transbordarem e alagam cidades no estado de São Paulo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais