O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Oito pessoas são presas e um PM fica ferido após confusão no Centro Cívico

O balanço da confusão no Centro Cívico, em Curitiba, na noite desta segunda-feira (1), contou com oito pessoas presas e um policial militar (PM) ferido. O episódio teve início com um protesto pacífico contra o racismo na Praça Santos Andrade e terminou com o vandalismo de parte dos manifestantes e com a intervenção das equipes policiais.

“A PM manteve um policiamento em torno da Santos Andrade, acompanhando com uma certa distância a concentração. Isso foi feito de uma maneira tranquila e técnica. Quando soubemos que eles iam se deslocar para frente do Palácio, mantivemos o acompanhamento à distância. Nesse deslocamento já começamos a detectar alguns comportamentos tendendo à violência”, relatou Moraes.

O comportamento de alguns manifestantes foi tolerado pela polícia, segundo o coronel, até o momento em que pedestres foram incomodados e o patrimônio público e privado começou a ser depredado.

 

Fogo na bandeira do Brasil

Entre os alvos dos vândalos, esteve inclusive a bandeira do Brasil a meio-mastro na frente da sede do Governo do Estado, como símbolo de luto pela morte de três servidores públicos estaduais mortos em acidente na BR-277, nesta segunda-feira. “Eles tiveram o desrespeito com esses agentes públicos que faleceram hoje e arrancaram essa bandeira e queimaram ela. No fim da operação, tivemos um policial ferido e algumas prisões isoladas daqueles que estavam exaltados. Não temos notícias de nenhum ferido da parte deles”, afirma o subcomandante-geral da PM.

Um grupo denominado “Antifas” teria sido identificado pelo Serviço de Inteligência da PM como líderes das movimentações que exigiram a reação da polícia. Porém, integrantes de outros movimentos, incluindo universitários, estariam entre os responsáveis pela confusão.

A operação para controlar os manifestantes contou com cerca de 200 policiais. O PM ferido teve lesões leves no braço após receber pedradas contra seu escudo.De acordo com informações da PM, o protesto contou com aproximadamente 1 mil pessoas. O detidos foram encaminhados para o COPE (Centro de Operações Policiais Especiais).

Protesto

A manifestação teve início às 18h, na Praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), e aconteceu de forma pacífica. Após o ato, uma parte dos manifestantes seguiu em passeata até o Centro Cívico, onde agências bancárias foram depredadas e a intervenção das equipes policiais aconteceu. O Shopping Mueller, a sede do Fórum de Curitiba e comércios também foram alvos de vandalismo.

Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que houve registro de danos em algumas estações-tubo na região do Centro Cívico e pontos de mobiliário urbano na Praça Tiradentes, Nestor de Castro.

Com o slogan “Vidas negras importam!”, a manifestação foi organizada pelo Facebook e a descrição da página do evento no Facebook explica que o protesto é “contra o genocídio da população negra”. “Não somos todos iguais! Somos mortos todos os dias pela cor da nossa pele, por nossos traços, por sermos periféricos e favelados! Queremos equidade, queremos ser vistos ocupando todos os espaços que também são nossos e nos é tirado. Queremos estar VIVOS!”, escreveram os organizadores na página do evento.

Organizadores

Em nota, a organização do ato contra o racismo afirma que a manifestação foi feita de maneira ordeira e que o vandalismo foi de autoria de infiltrados que desejam a criminalização do movimento. Leia a nota na íntegra:“A organização do ato CONTRA O RACISMO EM CURITIBA vem a público manifestar que, diferentemente do vinculado nas redes sociais e na imprensa, os manifestantes, além de utilizar proteção para evitar a propoagação da epidemia de COVID-19, comportaram-se de maneira ordeira, em defesa da democracia e contra o racismo!

Com Banda B

Postagens relacionadas

Boletim da dengue confirma 6.465 novos casos e um óbito pela doença no Estado

Em novo boletim, Saúde registra três óbitos por dengue e um por chikungunya

Paraná chega a 24.714 mortes por Covid-19, com 1.026.423 casos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais