O Portal do Norte do Paraná
Região

OAB-Londrina lança projeto de combate à fraude nas cotas de gênero nas eleições municipais

A OAB-Londrina lança, oficialmente, nesta quarta-feira (7), o projeto de combate à fraude das cotas de gênero nas eleições municipais. O lançamento será às 10 horas, com transmissão pelo canal da OAB-Londrina no YouTube (https://youtu.be/NpheNi_v6RQ).

Os trabalhos serão desenvolvidos pelas comissões de Direito Político e Eleitoral, da Mulher Advogada e dos Advogados Iniciantes, com participação e apoio da diretoria da entidade. O coordenador da comissão de Direito Político e Eleitoral da Subseção, Alexandre Guimarães Melatti, informa que serão disponibilizados um número de WhatsApp e um endereço de e-mail para o envio de denúncias, que serão avaliadas por um colegiado formado por cinco advogados e advogadas.

As comissões, acrescenta Melatti, formaram um grupo de trabalho para acompanhar as 16 cidades que integram a Subseção de Londrina para fiscalizar, além das cotas de candidaturas, também o recebimento de fundos públicos.

O projeto decorre de um termo de cooperação proposto pela OAB-PR e que tem a participação do Ministério Público Eleitoral, Ministério Público do Paraná e Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

“A OAB de Londrina irá apoiar e trabalhar com ações por meio de nossas comissões para que as cotas femininas sejam, efetivamente, respeitadas nas eleições parlamentares”, adianta a presidente da entidade, Vânia Queiroz. Ela participou do lançamento do projeto e já na ocasião manifestou o apoio de Londrina nas ações na região.

O termo de cooperação tem por objetivo garantir o respeito à legislação eleitoral e garantir efetividade de participação das pessoas de acordo com as regras de gênero que aprimorem a qualidade da democracia, seja observando os percentuais de vagas de cada gênero, seja distribuindo proporcionalmente os recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário. O foco é combater as candidaturas “laranjas”, que utilizam pessoas que recebem os recursos e os repassam por meios ilícitos a outros candidatos, prejudicando a efetiva participação feminina.

As diretrizes de trabalho estão consolidadas em uma cartilha que conclama “Participação das mulheres na política: Seja um fiscal do povo”, que pode ser acessada pelo site da OABPR, neste link.

Assessoria/OAB

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Em Rolândia: Villanueva e Kennedy estão entre os 186 colégios que serão cívico-militar

Cobra News (User)

Mãe de bebê que faleceu em acidente na BR-369 morre no hospital

Cobra News (User)

Prefeito de Londrina anuncia construção de três novas UPAs

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais