O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Nova leva de auxílio emergencial de R$ 600 começa a ser paga nesta segunda-feira

O governo federal começa a pagar nesta segunda-feira (13) mais um lote da primeira parcela de R$ 600 do auxílio emergencial aos trabalhadores informais que tiveram sua renda reduzida depois que empresas em todo o país fecharam para tentar desacelerar a disseminação do novo coronavírus.

Nesta segunda, passam a receber a primeira parcela os trabalhadores que se registraram no site ou no aplicativo criado pelo Ministério da Cidadania com a Caixa no mesmo dia em que foi aberto, na última terça-feira (7).

O prazo para pagamento após o cadastro é de três a cinco dias úteis — como sexta-feira (10) foi feriado nacional, hoje começa a ficar disponível o montante para quem se registrou logo que o aplicativo foi ao ar. O site e o aplicativo foram criados para receber as solicitações dos trabalhadores que não estavam registrados até 20 de março no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que serve de base para o pagamento de benefícios como o Bolsa Família.

Os trabalhadores que já estavam registrados no CadÚnico até 20 de março e que tinham ou não conta poupança na Caixa ou conta corrente no Banco do Brasil começaram a receber na semana passada.

A partir da próxima quinta-feira (16), os brasileiros que recebem Bolsa Família poderão sacar o auxílio, seguindo o calendário normal do pagamento do seu benefício.

A segunda parcela do benefício, no mesmo valor, será paga no final de abril, e a terceira e última, no fim de maio. O calendário foi pensado para evitar uma corrida de trabalhadores à Caixa ou às casas lotéricas no momento em que a melhor maneira de evitar o contágio pelo novo coronavírus é o distanciamento social.

O auxílio deve ser pago a até 70 milhões de trabalhadores, segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Com a medida, o governo Jair Bolsonaro espera evitar uma convulsão social e mitigar os efeitos da pandemia na economia brasileira.

Em Rolândia, na manhã desta segunda, uma fila imensa dobrava o quarteirão próximo à Caixa Econômica Federal.

 

 

Com informações: Exame/Abril

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Partidos vão ao STF para obrigar governo federal a colaborar com vacinas

Câmara aprova em primeiro turno por 379 votos a 131 o texto-base da PEC da Previdência

Cobra News (User)

Sisu do 2º semestre: inscrições começam nesta terça

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais