O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Nova cepa da Covid está presente em 70% dos casos com maior carga viral no Paraná

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta quinta-feira (4) que há no Paraná e em várias regiões do País variantes do novo coronavírus em plena circulação. No Estado, segundo o estudo, 70,4% das 216 amostras de RT-PCR com grande carga viral enviadas para a instituição estão relacionadas à variante P1, identificada no Amazonas.

O novo protocolo, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia, foi utilizado nas unidades de apoio ao diagnóstico para avaliação de cerca de mil amostras nos estados de Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A avaliação contou com o apoio do Ministério da Saúde.

O protocolo detecta a mutação comum em três das variantes: P1, identificada inicialmente no Amazonas; B.1.1.7, no Reino Unido; e B.1.351, na África do Sul. Segundo o estudo, no entanto, há indicativos de que a prevalência que está sendo observada nos estados esteja associada à P1, uma vez que as outras duas variantes não têm sido detectadas de forma expressiva no Brasil.

Com informações:AEN/Foto: Itamar Crispin/Fiocruz

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Operação desmonta esquema de fraudes do IPVA de carros de luxo e prende 16 suspeitos no Paraná

Ex-diretor-geral do Detran é preso em operação sobre desvio em financiamentos de veículos

Governo do Estado libera mais de R$ 13 milhões para bolsas de pesquisa e extensão

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais