O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Municípios precisam notificar a cobertura da vacina contra a gripe diz SESA

A Secretaria da Saúde do Paraná reafirma a importância de os municípios notificarem a cobertura vacinal contra a gripe e o atendimento ao público-alvo. Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Secretaria da Saúde distribuiu mais de 4 milhões de doses aos 399 municípios do Estado.

Mas, até o momento, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, recebeu a consolidação de 2,6 milhões de doses registradas como aplicadas pelas secretarias municipais.

A campanha de imunização contra a Influenza começou no dia 23 março e agora está na última fase, que segue até o dia 5 de junho, direcionada a pessoas na faixa dos 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.

A população estimada pelo Ministério da Saúde no Paraná é de 3,844 milhões de pessoas, priorizadas entre vários grupos e faixas etárias.

“Neste momento crítico com a pandemia da Covid-19 é fundamental que a público-alvo esteja protegido, principalmente, em relação às doenças que podem ser evitadas com a vacina, como é o caso da gripe”, alerta o secretário da Saúde, Beto Preto.

“Neste ano, inclusive, antecipamos a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza como forma de prevenção ao público estabelecido pelo Ministério da Saúde que é mais vulnerável à contaminação pelo vírus e que precisa receber a dose da vacina”, enfatiza.

Segundo Beto Preto, a Secretaria de Estado da Saúde vem apoiando as secretarias municipais na realização de atividades de vacinação extramuros, fora das salas de vacina, como forma de ampliar a cobertura. “Toda a dose aplicada, deve ser registrada como forma consolidar a ação da saúde e garantir a proteção ao cidadão que recebe a vacina”, afirma.

REGISTRO – O registro das doses aplicadas pelos municípios é obrigatório. Os dados são enviados diretamente para o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, que contabiliza os índices de cobertura vacinal de cada cidade, estado e do país.

“A cobertura vacinal é um dos indicadores mais importantes de saúde, por isso a necessidade e a obrigatoriedade do registro pelo município”, explica a chefe da Divisão do Programa de Imunização do Paraná, Vera Rita Maia.

“A cobertura mostra a porcentagem da população imunizada e este dado serve de base para o planejamento de ações estruturais da área da saúde. O atraso no envio das informações dificulta a avaliação da efetividade do trabalho realizado”, diz.

VACINA – A vacina contra a Influenza é segura e recomendada. Como a gripe e a Covid-19 têm sintomas iniciais semelhantes, a antecipação da campanha neste ano teve o objetivo de conter a carga de circulação dos vírus da influenza, reduzindo as complicações respiratórias, internações e a mortalidade decorrentes de infecções.

META – A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos estabelecidos como prioritários da campanha. Os grupos compreendem: idosos, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, profissionais do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, portuários, indígenas, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, povos indígenas e adultos de 55 a 59 anos.

A chefe da Divisão do Programa de Imunização do Paraná salienta, ainda, que não basta atingir a meta da cobertura vacinal, é preciso mantê-la. “Tivemos exemplo recente com o sarampo. A queda da cobertura permitiu a volta da doença que há vinte anos não notificava casos. Por isso a importância do registro das doses, das ações estratégicas para a aplicação da vacina e da participação da população, na busca pela dose ofertada”, complementa Vera Rita.

Fonte:AEN

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Governo nomeia 225 novos policiais civis para reforçar quadros da segurança pública

Paraná: Bebê recém-nascido é diagnosticado com Covid-19

Depen inicia projeto de monitoramento de presos com drones em Londrina e Foz do Iguaçu

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais