O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Motoristas sem exame toxicológico pagarão multa a partir desta sexta-feira(12)

Motoristas habilitados nas categorias C, D ou E (caminhão, ônibus e vans) que não estiverem com o exame toxicológico em dia serão multados a partir desta sexta-feira (12). O valor da autuação, aplicada diretamente pelo agente de trânsito, é de R$ 1.467,35.

A medida deveria ter entrado em vigor no dia 12 de abril, mas foi adiada por causa da pandemia. O adiamento ocorreu devido à grande quantidade de condutores que deixaram de realizar o exame.

De acordo com a Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), 1,5 milhão de pessoas não seguiram o calendário oficial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e não haviam se submetido ao teste nos meses anteriores.

Quem não está em dia com o exame periódico pode ser autuado também no ato de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quando o motorista está sujeito à “multa de balcão”. A partir de 1º de dezembro, a penalização passa a ser automática na CNH e vai atingir os condutores com a carteira vencida neste ano ou com vencimento em 2022 e 2023.

No ato da fiscalização, os agentes da autoridade de trânsito vão observar a validade da CNH do condutor das categorias C, D e E e verificar, na tabela da resolução n° 855/2021, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o período para a realização do exame, independentemente de o prazo de validade do documento de habilitação ter sido prorrogado.

O artigo 165B do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece a multa de R$ 1.467,35 em caso de flagrante. O condutor abordado pelo agente de trânsito poderá ter o veículo retido até a apresentação do exame e da habilitação em dia. Ele também corre o risco de ter a suspensão do direito de dirigir por 90 dias.

R7

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Pesquisa mostra que um a cada quatro municípios ficou sem vacina

Vacina falsa contra covid-19 é vendida no Brasil, alerta Anvisa

Mais chaves PIX do que brasileiros: número de cadastros para transferências é o dobro da população

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais