O Portal do Norte do Paraná
Política

Morte de presidente do Irã em acidente de helicóptero: funeral começa nesta terça e enterro será na quinta

O funeral do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, começa nesta terça (21) e seu corpo será velado durante três dias nas cidades de Tabriz, Qom, a capital Teerã e Birjand, segundo a mídia local. Ele será enterrado no Santuário do Imam Reza na cidade de Mashed na quinta-feira (23).

Raisi morreu após o helicóptero que ele estava cair perto da fronteira com o Azerbaijão no domingo (19). A imprensa estatal atribuiu a queda às más condições climáticas do local e a uma “falha técnica”. Veja o que se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre a morte do presidente iraniano.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, declarou nesta segunda cinco dias de luto pela morte de Raisi. O presidente era um ultraconservador que estava no poder há três anos e era considerado um dos favoritos para suceder Khamenei.

A morte de Raisi, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025 e era a segunda pessoa mais importante do Irã, abre um período de incerteza política no Irã, no momento em que a guerra em Gaza entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, um aliado de Teerã, sacode a região. Segundo a colunista Sandra Cohen, a morte do presidente desencadeará uma briga em torno de quem será o sucessor de Khamenei.

O primeiro-vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, assumiu a presidência de forma interina nesta segunda (20). Um concelho composto por Mokhber, o presidente do Parlamento e o chefe do Judiciário estabeleceu já na segunda que as eleições presidenciais vão ocorrer dia 28 de junho.

A morte de Ebrahim Raisi repercutiu pelo mundo e autoridades de diversos países ofereceram condolências, como Vladimir Putin, Xi Jinping, Kim Jong Un e o governo dos Estados Unidos.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Apucarana: Vereador que atacou nordestinos é alvo de comissão processante

Cobra News (User)

STF julgará neste mês primeiros réus pelos atos golpistas

Cobra News (User)

Governo propõe reajuste do adicional de titulação para os professores universitários

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais