O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Moro deve confirmar pré-candidatura ao Senado na próxima terça

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) deve confirmar, na semana que vem, sua pré-candidatura ao Senado pelo Paraná. Até agora, Moro vinha fazendo suspense sobre a qual cargo concorreria. A opção pela disputa da vaga de senador foi impulsionada pelos resultados favoráveis de pesquisas divulgadas nas últimas semanas. O ex-juiz concluiu que não haveria tempo hábil para uma pré-candidatura competitiva ao governo do Estado e preferiu não tentar uma vaga na Câmara Federal para não bater de frente com o ex-procurador e ex-coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos).

Por outro lado, ao optar pelo Senado ele terá que enfrentar o ex-aliado, senador e pré-candidato à reeleição, Alvaro Dias (Podemos). Foi Alvaro que convenceu Moro a voltar dos Estados Unidos para se filiar ao Podemos em novembro de 2021 na tentativa de disputar a Presidência da República. Em março, porém, ele trocou a legenda pelo União Brasil após não ter espaço no Podemos para suas pretensões presidenciais, se afastando de Alvaro.
No União Brasil, o ex-juiz também foi preterido pelo presidente nacional do partido, Luciano Bivar, lançado pela sigla como pré-candidato à sucessão de Jair Bolsonaro (PL). Tentou então uma tranferência de domicílio eleitoral para São Paulo, rejeitada pela Justiça e foi obrigado a retornar ao Paraná.

Diante da movimentação do ex-aliado, Alvaro também articulou uma aliança com o governador e pré-candidato à reeleição, Ratinho Júnior (PSD) e com Bolsonaro. Com isso, Ratinho Jr e Bolsonaro devem apoiar a reeleição do senador, na tentativa de neutralizar as chances de Moro na disputa. O ex-juiz, que após a eleição de Bolsonaro se tornou ministro da Justiça, deixou o cargo e rompeu com o presidente um ano e quatro meses depois acusando-o de tentar interferir em investigações da Polícia Federal contra ele e sua família.
Em troca do apoio à reeleição de Ratinho Jr e Bolsonaro, Alvaro deve conseguir que eles tirem do páreo outros concorrentes ao Senado, como o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL) e o deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva (PP).

Padrinho – Moro já demonstrou que não se importa em ter que enfrentar um ex-aliado nas urnas. Em entrevista recente à rádio Jovem Pan, ele negou que Alvaro seja seu “padrinho político”, e afirmou não ver nenhuma possibilidade de “mal-estar” em concorrer com o senador pelo mesmo cargo. “Vamos deixar claro, o Alvaro Dias não é meu padrinho político.

Eu tenho uma carreira como juiz, que eu fiz todo o meu trabalho, que foi reconhecido nacionalmente, até internacionalmente. E depois como ministro da Justiça nós tivemos uma gestão na qual eu enfrentei o crime organizado. Nós conseguimos reduzir a criminalidade violenta. E eu tive que sair pelas circunstâncias já conhecidas”, alegou ele.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Boletim da dengue confirma 22 mil novos casos e mais 18 óbitos no Estado

Cobra News (User)

Morre o radialista, apresentador e ex-deputado Ricardo Chab

UEL abre processo seletivo para contratação de professores em 57 áreas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais