O Portal do Norte do Paraná
Região

Ministério Público pede que avó de Eduarda Shigematsu vá a júri popular

O Ministério Público de Rolândia entrou, na tarde da terça-feira (18), com um recurso para que a Justiça reavalie a decisão de não se pronunciar para que Terezinha de Jesus Guinaia vá a júri popular. Terezinha é avó de Eduarda Shigematsu, 11 anos, encontrada morta e enterrada na garagem de uma casa que pertencia a seu pai, Ricardo Seidi, em abril de 2019. O pai, que confessou ter ocultado o corpo da menina, mas nega tê-la matado, foi pronunciado pelo juiz Alberto José Ludovico, na semana retrasada, para ir a júri popular. O MP de Rolândia quer o mesmo Tribunal do Júri para Terezinha Guinaia e por isso o recurso.

Ludovico retirou a responsabilidade Terezinha de Jesus Guinaia no assassinato da neta, por isso não houve seu pronunciamento em relação a júri. Terezinha havia sido denunciada por envolvimento no caso pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), mas o juiz da Vara Criminal de Rolândia entendeu que não há provas que a incriminem no processo, e por isso não a pronunciou. Mauro Valdevino, advogado de defesa da avó de Eduarda, antecipou essa possibilidade na entrevista que deu ao JR na semana passada. “Quando a acusação entrar com uma ação, vou sustentar que não existem elementos suficientes para ela ser julgada”, afirmou Valdevino.

O promotor Vitor Hugo Nicastro Honesko, autor do recurso, analisa que Ricardo e Terezinha tentavam desviar o foco das investigações para se livrarem das suspeitas enquanto passavam informações aos policiais e conselheiros tutelares. Isso durante o período em que Eduarda estava desaparecida. Segundo o promotor “os detalhes eram desconexos e confusos, evidenciando-se a intenção deles”. O MP acredita que Terezinha sabia que seu filho teria matado Eduarda. A ação do MP também aponta que a avó tinha conhecimento dos fatos por algo que aconteceu no sepultamento da menina: Terezinha teria pedido que Eduarda perdoasse o pai porque ele seria doente.

Terezinha de Jesus Guinaia chegou a ficar presa durante o processo, mas foi solta por um habeas corpus dado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Ricardo Seidi continua preso preventivamente na Penitenciária Estadual de Londrina desde o dia em que o cadáver de Eduarda foi encontrado, em 28 de abril de 2019. Ainda não há data para seu julgamento e ele irá responder por feminicídio, falsidade ideológica e ocultação de cadáver.

O promotor Vitor Hugo Nicastro Honesko quer que Terezinha responda no Tribunal do Júri pelos crimes de ocultação de cadáver e falsidade ideológica. O recurso foi enviado ao juiz criminal Alberto José Ludovico, que irá decidir se acata ou não a ação.

O caso – Eduarda Shigematsu desapareceu na tarde do dia 24 de abril (2019) e foi encontrada morta no dia 28. Ela tinha sinais de tortura e estava enterrada na garagem de uma casa que estava para alugar na rua Manoel Carreira Bernardino – esse imóvel pertence a seu pai, Ricardo Seidi. Vídeos de uma clínica que fica perto da residência mostram Ricardo chegando de carro na tarde do dia 24 e entrando na garagem. Ele só sairia horas depois da casa. À Polícia, o pai admitiu que enterrou a menina, mas sempre negou que a tivesse matado.

Com as informações:Jornal de Rolândia

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Prefeitura realiza entrega de 750 kg de ração canina à ONG ADA

Cobra News (User)

Rolândia terá vacinação na zona rural

Hospital de Retaguarda Covid-19 entra em funcionamento no HU de Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais