O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Ministério da Saúde justifica dado divergente em boletins e diz que lançará nova plataforma

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, 8, nota para justificar a divergência dos números sobre casos e mortes de covid-19 e relatou que busca a elaboração e a disponibilização de dados “fidedignos” sobre o novo coronavírus no País. Segundo a pasta, será lançada uma nova plataforma interativa esta semana com informações sobre a doença.

Depois da polêmica em torno da mudança no sistema de contagem de mortos e infectados e no horário da divulgação, o ministério divulgou no domingo dois dados discrepantes sobre a situação da doença no Brasil. Primeiro, informou que foram registrados 1.382 óbitos decorrentes da doença em 24 horas. Depois, o número caiu para 525.

Nesta segunda, o Ministério justificou que “corrigiu duplicações e atualizou os dados divulgados sobre casos e óbitos”. “Em especial, podem ser citadas a situação de Roraima, em que haviam sido publicados 762 óbitos e, após verificação do Ministério da Saúde, o número foi consolidado em 142”, informou a pasta no texto. “Assim, o último boletim de 24h deve ser considerado 18.912 casos e 525 óbitos novos. O total de casos no país é de 691.758 e de óbitos 36.455 ao longo da pandemia”, completou o ministério.

Críticas

A situação gera críticas e preocupa especialistas e autoridades. Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro, citou o País como mau exemplo na condução da pandemia.

No último final de semana, o empresário Carlos Wizard desistiu de assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e deixou o cargo de conselheiro do Ministério da Saúde após as declarações que deu sobre o plano de recontar os mortos pela covid-19 no País.

Wizard disse ter a informação de que haveria fraude e dados inflados em balanços estaduais, repassada por uma “equipe de inteligência militar” – mas nada detalhou ou quantificou. “Peço desculpas por qualquer ato ou declaração de minha autoria que tenha sido interpretada como desrespeito aos familiares das vítimas da covid-19 ou profissionais de saúde que assumiram a nobre missão de salvar vidas”, afirmou Wizard após confirmar que não assumiria o posto.

VIa:Bem Paraná

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Sisu 2023: inscrição começa nesta quinta-feira; saiba como funciona

Idosa de 92 anos morre depois de ser estuprada no Mato Grosso

Brasil terá disque-denúncia e sistema para monitorar ocorrências de violência escolar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais