O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Mesários começam a ser convocados para atuar nas eleições municipais no PR

A convocação dos mesários que vão atuar nas eleições municipais neste ano começa nesta terça-feira (18), segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Todo eleitor acima de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser convocado.

Por causa da pandemia do coronavírus, as eleições municipais, que estavam marcadas para outubro, foram adiadas para novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro e, caso haja segundo turno, a data será no dia 29 do mesmo mês.

A convocação, conforme o TRE, pode ser feita por WhatsApp, e-mail, carta postal ou entrega pessoal, de acordo com cada município.

Em todo o Paraná, aproximadamente 8 milhões de eleitores estão aptos a votar, segundo o tribunal.

Até esta segunda-feira (17), ainda segundo o TRE, 42,3 mil eleitores se cadastraram para atuar na função. No entanto, o total de mesários esperado para atuar nas 22 mil seções eleitorais em todo o estado é de pelo menos 88 mil.

As inscrições para trabalhar como mesário podem ser feitas no site do tribunal. Veja como participar.

Neste ano, o TRE-PR lançou o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, que tem o objetivo de buscar mesários universitários. Os estudantes das universidades que se propuserem a atuar nas eleições, ganharão até 60 horas de atividade extracurricular, sendo 30 para cada turno trabalhado.

A capacitação dos mesários será realizada, pela primeira vez, à distância, e os treinamentos terão início em setembro. Cada seção contará com o apoio de quatro mesários.

Ainda conforme o TRE, cinco cidades do Paraná possuem mais de 200 mil eleitores e poderão ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Os mesários desses municípios também deverão atuar no segundo dia de votação.

Vantagens de ser um mesário

De acordo com o TRE-PR, não podem ser mesários candidatos ou parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, policiais ou funcionários de cargo de confiança do Poder Executivo. Pessoas do grupo de risco do coronavírus também não podem participar.

Veja as vantagens de atuar como mesário:

  • Dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados como mesário;
  • Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
  • Crédito em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior;
  • Vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital;
  • Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.

Informações: G1 Paraná

Foto: Divulgação

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Cerca de 40 bois da raça nelore morrem após tombamento de caminhão

Cobra News (User)

Governo do Estado faz videoconferências com prefeitos de cidades paranaenses para tratar de medidas de enfrentamento ao coronavírus

Paraná registra mais 26 casos e quatro óbitos pela H3N2

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais