O Portal do Norte do Paraná
Região

Maio termina com dias frios e secos e junho pode iniciar com chuva

Os últimos dias de maio devem ser com tempo aberto, sol durante o dia, manhãs frias e clima seco em todo o Paraná. Nesta quinta-feira (28), há possibilidade de formação de geadas na parte mais ao Sul do Estado, partes dos Campos Gerais e Grande Curitiba, incluindo a Capital. O início do fim de semana pode ter alguma nebulosidade entre o Sul e o Leste, mas sem previsão de chuvas. O domingo vai ser ensolarado e as temperaturas mínimas e máximas sobem em relação aos últimos dias.

Mas a previsão do tempo mostra que uma frente fria deve chegar ao Paraná nos primeiros dias de junho, com chances de alguma chuva em todas as regiões já a partir da segunda-feira (1º).

Em Rolândia, a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) é de céu claro até o domingo (31). As mínimas ficam entre 8ºC e 9ºC e as máximas entre 26ºC e 27ºC. Para a primeira semana de junho, a previsão é de tempo nublado e possibilidade de pancadas de chuvas e as temperaturas oscilam entre 10ºC (mínima) e 23ºC (máxima). Para a quinta-feira (4), a máxima prevista é de 14ºC.

Cuidados com a saúde

No Paraná, o frio coincidiu com o período seco. Nestas condições, aumenta a incidência de doenças respiratórias, ressecamento da pele, infecções, resfriados, problemas nos olhos e sangramento nasal. Das chamadas doenças do inverno, as respiratórias são as mais preocupantes, principalmente com o avanço do coronavírus no estado. Por isso, nessa época, o cuidado precisa ser redobrado.

A melhor forma de prevenir as crises alérgicas é evitar o contato com a causa do problema. Se a alergia envolve ácaros, deve-se ter um controle mais rigoroso do ambiente do alérgico. Medidas simples como manter sempre o ambiente limpo, evitar acúmulo de poeira, não fumar, beber bastante água e se alimentar de forma saudável são fundamentais para viver bem.

Outra dica é fazer circular o ar no ambiente, deixando uma fresta da janela aberta no transporte e em casa. É preciso também evitar aglomerações, sobretudo por conta da pandemia. Outra dica é lavar as roupas que estão guardadas há certo tempo antes de usar, porque elas acumulam bactérias.

Além disso, uma boa indicação é tomar sol, pois a vitamina D está relacionada ao cuidado de uma série de doenças do aparelho imunológico.

Estar sempre bem agasalhado durante o frio e evitar cheiros fortes também ajudam a prevenir crises alérgicas.

Informações: Bem Paraná e Ministério da Saúde

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Iapar Londrina abre vagas para curso de degustação de café

Colisão entre trem e carro é registrado em Cambé na noite de quarta-feira

Cobra News (User)

Londrina: Com colapso na saúde, MPs pedem transferência de pacientes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais