O Portal do Norte do Paraná
Política

Lula se encontra com presidente do Egito nesta quinta no Cairo; guerra e mudanças climáticas estão na pauta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre uma série de compromissos oficiais nesta quinta-feira (14) durante viagem ao Egito.

No país, Lula discutirá com o presidente egípcio Abdel Fatah El-Sisi a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, além de tratarem de acordos internacionais.

Lula desembarcou na capital, Cairo, por volta das 4h desta quarta (14), no horário de Brasília, mas começa a sequência de reuniões nesta quinta.

No primeiro dia da viagem, o presidente e a primeira-dama, Janja, visitaram as pirâmides de Gizé – onde esteve em 2003, no primeiro mandato, com Marisa Letícia – e a famosa esfinge.

Segundo o Palácio do Planalto, o petista também visitou museus e conversou com egípcios sobre possível colaboração para recuperar itens do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruídos em um incêndio no dia 2 de setembro de 2018.

Após a sequência de compromissos no Egito, Lula segue em viagem para a Etiópia – ambos, países que passaram a integrar o Brics em 2024.

O grupo, que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo, conta com a presença do Brasil desde a fundação. O governo brasileiro apoiou a ampliação e a entrada dos dois países africanos.

Este é o segundo giro de Lula por países da África desde que tomou posse como presidente da República. No ano passado, Lula passou por África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe.

Na campanha eleitoral de 2022, Lula colocou entre as diretrizes do programa de governo a previsão de “reconstruir” as relações entre o Brasil e países africanos. Antecessor de Lula, Jair Bolsonaro não visitou países africanos durante o seu mandato (2019-2022).

Naquele ano, antes mesmo de ter tomado posse e na condição de presidente eleito, Lula esteve no Egito, a convite do governo local, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná emite parecer favorável à cassação de Sergio Moro

Cobra News (User)

RS repassará parte de doações por Pix a cerca de 45 mil famílias

Cobra News (User)

Em pronunciamento, Lula defende democracia e união do país

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais