O Portal do Norte do Paraná
Região

Londrina:Trabalhadores da TCGL e da TIL decidem manter greve até segunda

A maioria dos trabalhadores do transporte coletivo de Londrina e região deve continuar em greve até a segunda-feira (25). Essa foi a decisão tomada no final da tarde desta sexta-feira (22) pelos funcionários da TCGL, responsável por 65% das linhas de Londrina, e da TIL, que opera o transporte metropolitano.

A categoria está sem receber o adiantamento, equivalente à metade do salário, e o Programa de Participação nos Resultados (PPR).

Parte dos funcionários da Londrisul, que opera 35% das linhas, decidiu voltar a trabalhar na noite desta sexta-feira. A empresa prometeu quitar o valor devido no sábado (23) e ingressou com uma ação judicial pedindo multa de R$ 500 mil caso a paralisação prosseguisse.

A TIL havia proposto o pagamento integral para os funcionários na segunda-feira (25). Já TCGL propôs pagar uma parte na segunda e outra no dia seguinte. Os trabalhadores rejeitaram as propostas e seguem de braços cruzados.

Ambas as empresas, controladas pelo mesmo grupo, alegam desequilíbrio financeiro em decorrência da queda drástica do número de passageiros durante a pandemia e afirmam não ter dinheiro em caixa para honrar os compromissos salariais.

Em nota divulgada nesta tarde, a CMTU apontou o não cumprimento da legislação sindical, que determina, antes da deflagração de greves, aviso prévio de 72 horas e 30% do efetivo trabalhando.

João Batista da Silva, presidente do Sinttrol, que representa os trabalhadores, rebateu. “Ninguém tinha bola de cristal para adivinhar que a empresa não ia cumprir seu compromisso na data correta. Portanto não se trata de ter que cumprir a lei de greve. A paralisação que eles fizeram é um protesto que eclodiu espontaneamente. Não é o sindicato que organizou e dirigiu”.

TCGL é alvo de procedimento administrativo 

Em nota, a CMTU afirmou que Londrisul e TCGL foram notificadas pela Companhia para retomar imediatamente a operação de todas as linhas do sistema de transporte, sob pena de sanções e multas contratuais.

Em resposta, a Londrisul comunicou a CMTU que fez, na tarde desta sexta-feira, o depósito complementando a antecipação salarial (vale) de seus funcionários, destacando que o restante já havia sido pago anteriormente. Informou que, diante do pagamento integral do vale, está solicitando que todos os seus funcionários retornem ao trabalho para atender a população londrinense.

A TCGL foi notificada por duas vezes pela Companhia para retomada imediata do serviço. Diante do não cumprimento, a CMTU afirmou que vai abrir procedimento administrativo para aplicação das penalidades cabíveis.

Prefeitura de Cambé vai à Justiça 

A Prefeitura de Cambé interpelou na Justiça a TIL por conta da paralisação dos serviços de transporte público desde a manhã desta sexta-feira (22). O município solicita que a empresa tome todas as medidas necessárias para o reestabelecimento imediato, ainda que parcial, do transporte coletivo na cidade e região.

No pedido, a prefeitura ressalta que o direito de paralisação e greve é um direito constitucional dos trabalhadores. No entanto, a empresa deve tomar providências para a manutenção do serviço que é sabidamente essencial.

Segundo o entendimento do Município, a paralisação total do transporte coletivo fere os direitos individuais assegurados à população.

Com informações: assessorias das prefeituras de Cambé e Londrina

Tarobá News

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Concurso para aeroporto de Maringá encerra inscrições amanhã (20)

Mulher morre atropelada por veículo na BR-369 em Londrina

Arapongas e Apucarana instalaram mais de 800 cercas elétricas em 2018

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais