O Portal do Norte do Paraná
Região

Londrina registra apenas duas notificações de dengue na última semana

Londrina registrou apenas duas novas notificações de dengue na última semana – uma suspeita foi confirmada e a outra descartada. Os dados são do boletim divulgado ontem (7) pela Secretaria Municipal de Saúde. Este é o menor número de notificações até o momento no ano.

Apesar dos dados apresentados aparentarem ser favoráveis na contenção do mosquito, a situação da dengue ainda é considerada como alarmante pela Secretaria. “Os números baixos podem não estar refletindo a real gravidade da doença. Muitas pessoas estão com medo do coronavírus e não estão procurando assistência para tratar da dengue. Pode-se dizer que, hoje, a dengue preocupa mais do que o COVID-19 no município. No trabalho de campo, realizado pela Prefeitura, estão sendo encontrados muitos focos do mosquito. As pessoas devem continuar alertas, para que não tenhamos uma situação ainda mais grave no futuro”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes.

Ao todo, desde janeiro, foram notificados 35.773 casos de dengue na cidade. Destes, 13.911 tiveram confirmação e 4.734 foram descartados. Os outros 17.128 ainda estão em análise. Já com relação aos óbitos, até esta quarta-feira (6) foram registradas 35 mortes associadas à dengue em Londrina, sendo 19 confirmações, quatro descartes e 12 sob investigação.

Como forma de conter a evolução da doença a Prefeitura está realizando mutirões de limpeza na cidade. Intitulada como “Bota Fora Unidos contra a Dengue” a iniciativa chegou nesta segunda-feira (4) ao Jardim Paraíso, na região norte, e aos conjuntos Saltinho, Atlanta e Tarobá, na zona sul. É importante ressaltar que para um combate mais eficaz contra a dengue é necessário que o cidadão realize limpezas constantes nos quintais de suas casas, eliminando possíveis criadouros do mosquito.

Atendimento de casos de dengue

As duas unidades de referência responsáveis, exclusivamente, para o tratamento de casos relacionados à dengue, em Londrina, seguem as mesmas. Uma é o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Norte, localizado na Rua Luiz Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind. O espaço funciona em todos os dias da semana, das 7h até 1 hora da manhã.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Casoni é o outro ponto de atendimento reservado para o tratamento da doença no município. No local o suporte ocorre de segunda a sábado, das 7h às 19h, na Avenida Dez de Dezembro, 580, região central.

Outras UBSs da cidade também estão recebendo pacientes com suspeita de dengue. As exceções ficam por conta das seis unidades que estão direcionadas apenas para o atendimento de casos relacionados ao coronavírus e à doenças respiratórias: Guanabara (centro), Bandeirantes (oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte) e Vila Ricardo (leste), e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que funciona diariamente, 24h, somente para esta finalidade.

Disque-dengue

Além dos serviços disponíveis, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia de imóveis ou áreas que contenham focos do mosquito Aedes aegypti, abrangendo terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação deste vetor. O contato está disponível pelo 0800-4001893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Informações: N.com

Foto: CMTU

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Primeira semana do ano registra 80 novos casos e três mortes por covid em Rolândia

Famílias recebem casas novas da Cohab na zona oeste de Londrina

Cobra News (User)

Mudanças em linhas de ônibus atrapalham a rotina de passageiros em Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais