O Portal do Norte do Paraná
Região

Londrina realizou cerca de 40 mil testes para detecção da Covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, que teve o primeiro caso confirmado na cidade em março deste ano, Londrina já realizou, aproximadamente, a aplicação de 40 mil testes na população para diagnóstico da Covid-19. Segundo a prefeitura, ao longo destes seis meses, a oferta de testagens foi ampliada, gradativamente, e o estoque disponível é suficiente para suprir a demanda existente.

Este panorama é possível por meio de forças conjuntas, incluindo as aquisições permanentes da Prefeitura de Londrina em parceria com o laboratório do Hospital Universitário (HU) da UEL, somadas ao montante de unidades cedidas pelo governo estadual. Paralelamente, ainda há os testes feitos pela rede privada.

Do total de exames já realizados, de março até meados de setembro, cerca de 28 mil foram viabilizados pela rede pública, representando 70% do todo. Outros quase 12 mil, ou 30%, foram feitos no sistema particular. Somente no HU, são disponibilizados até 200 testes todos os dias, destinados a casos prioritários de internação, graves, de urgência e para profissionais de saúde.

Atendimento

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, da SMS, Sonia Fernandes, a oferta do teste é aberta na rede pública a qualquer pessoa que queira fazê-lo, desde que passe por avaliação médica prévia, com a devida verificação do quadro geral e de sintomas, principalmente em casos de febre, tosse seca, dores no corpo, cansaço, entre outros.

“No entanto, qualquer outra ocorrência identificada pelo médico, que gere suspeita, como uma síndrome gripal, pode ser motivo para o pedido de coleta, bem como quando são pessoas que estiveram em contato com sintomáticos. Desde o começo da pandemia, a oferta de testes vem crescendo e tal medida é uma forma de conter o avanço da circulação do vírus”, disse.

Com N.com

Foto: Emerson Dias/N.Com

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Covid-19: 79% de pacientes mortos em Londrina não tinham dose de reforço

Bela Vista terá restrições em festas de Ano Novo para conter ômicron

Londrinenses aguardam pela reforma do Pronto Atendimento Infantil

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais