O Portal do Norte do Paraná
Região

Londrina participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a participação na Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que vai até o dia 7 de agosto e este ano traz como tema “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”. A intenção, da temática deste ano, é enfatizar a importância da educação e da rede de apoio para fortalecer o aleitamento materno.

A SMAM integra a campanha Agosto Dourado, que visa reforçar a importância da amamentação para o desenvolvimento dos bebês. Ela foi criada para dar maior visibilidade à amamentação, possibilitando a troca de experiências e conhecimento na área, além de e incentivar a prática da amamentação. Em Londrina as atividades da Semana são promovidas pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma).

A abertura das atividades será realizada nesta quarta-feira (3), às 14h, na reunião do Calma. O encontro será on-line e aqueles que desejarem acompanhar podem acessar aqui. A atividade contará com a participação da pediatra Ana Heloísa Gama, da nutricionista Renata Freitas Albieri e da enfermeira Betânia Ribeiro, as quais vão debater o tema “Aleitamento Materno no Desenvolvimento e Crescimento da Criança”.

A campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O Congresso Nacional sancionou a Lei Federal nº 13.435, de 12 abril de 2017, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno (Agosto Dourado). Por isso, no decorrer do mês, em Londrina, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como a realização de palestras e eventos e o uso do laço dourado pelos profissionais nos atendimentos.

A enfermeira coordenadora da Saúde da Criança e Adolescentes da Atenção Primária de Londrina, Giselle Lima Aguiar Correia, enfatizou que o aleitamento é superior a qualquer outro leite na fase indicada, por ser um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa. “O leite materno é o alimento padrão ouro, sendo considerada a primeira vacina do bebê, além de ser um meio de aumentar o vínculo, afeto e proteção entre mãe e a criança”, disse.

É recomendado, pelo Mistério da Saúde, o aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade e complementado com outros alimentos oportunos para a idade até dois anos ou mais.

Segundo a enfermeira, o tema da SMAM deste ano “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando” é muito importante, porque já na gestação a mulher precisa receber uma série de informações para que ela tenha êxito, pois o contexto psicológico e social, além do fisiológico, influenciam na amamentação.

Na Rede Municipal de Saúde de Londrina, a mulher recebe apoio tanto na atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quanto na maternidade, antes dela ganhar o bebê e no pós-parto, quando ela vai para o seu domicílio, pois neste período o município faz um monitoramento, a fim de saber como está sendo a amamentação em casa, fechando o ciclo.

Além das atividades da SMAM, o município vai realizar ações relativas aos cuidados direcionados à saúde do homem, pois neste mês também se comemora o Agosto Azul, dedicado à realização de ações de incentivo a prevenção e a promoção da saúde do homem. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (SNAISH) tem como eixos “Paternidade e Cuidado”, com o objetivo de engajar os homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, parto e pós-parto de suas parceiras e nos cuidados no crescimento e desenvolvimento da criança, possibilitando a todos uma melhor qualidade de vida e vínculos afetivos saudáveis.

 com Ncom

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

A pedido de Cobra Repórter, TIM inicia instalação de antena em São Martinho

Cavalo solto na pista provoca acidente em Rolândia

Cobra News (User)

Mudanças em linhas de ônibus atrapalham a rotina de passageiros em Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais