O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Londrina: Árvores de Natal da prefeitura são montadas sem documentação completa

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizou fiscalização na decoração natalina contratada via licitação pela Prefeitura de Londrina. São dois lotes: um referente à árvore de Natal instalada no Lago Igapó e outra nas demais árvores instaladas em outros pontos da cidade como avenida Saul Elkind, Leste Oeste, Ayrton Senna, Praça da Bandeira, rotatória do Ginásio do Moringão, Praça do Três Poderes, Conjunto Cafezal e Jardim Santa Mônica. São nove árvores no total.

Durante a fiscalização foi constatada que a empresa contratada pelo Poder Executivo, empresa A.A. Distribuição e Importação de Artigos de Decoração LTDA, possui cadastro junto ao Crea-PR e está devidamente habilitada. Ela possui dois profissionais técnicos capacidades: um Engenheiro Eletricista e outro Engenheiro Civil. A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do Engenheiro Eletricista foi localizada, no entanto, do Engenheiro Civil ainda não. Essa irregularidade será documentada em ofício e enviada à empresa.

“A ART é o documento que identifica de forma legal, objetiva e rastreável, que a obra foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea, e que cabe exclusivamente a este, ou a estes profissionais a responsabilidade técnica pela obra ou serviço realizado. É uma espécie de documento que formaliza e enquadra o serviço dentro da legislação, o que torna um procedimento indispensável, inclusive, em caso de sinistros”, explica o Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho e Agente Fiscal do Crea-PR Fábbio Aguiar.

A fiscalização nas estruturas começou assim que o edital de licitação foi publicado. “Começamos a monitorar as empresas que participam do certame, não so as vencedoras. Acessamos o sistema da prefeitura para verificarmos contrato, ordem de serviço e outros documentos. O objetivo principal da fiscalização do Crea-PR é verificar a responsabilidade técnica pela montagem e instalações, tanto da empresa contratada quanto do profissional que responde por ela. Assim que notificado, o profissional tem cerca de 10 dias para regularização e emissão da ART. Em caso negativo, a empresa pode ser autuado por falta de ART.

É importante ressaltar que o Crea-PR não emite laudo de instalações ou obras. “Nós não entramos na questão técnica. O Crea-PR tem como principal atividade fiscalizar a situação da empresa contratada e do profissional. Durante as vistorias nas estruturas, os fiscais fazem uma inspeção básica das conexões elétricas e estruturas e, caso seja detectado algum risco, como fio desencapado, e conexões mal feitas, o órgão alerta a empresa ou outros órgãos envolvidos”, esclarece Aguiar.

A prefeitura foi procurada e ira averiguar as ações que seriam tomadas.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via Tarobá News)

 

Postagens relacionadas

Estados aprovam valor fixo do diesel e prorrogam congelamento do cálculo do ICMS da gasolina

Governo do Estado prorroga contrato de 31.995 professores temporários

Cobra News (User)

A cada quatro horas e meia, há um incêndio às margens de rodovias no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais