O Portal do Norte do Paraná
Região

Londrina: Aproximadamente 50 pessoas protestam contra vacinação obrigatória para servidores municipais

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas protestaram contra a obrigatoriedade da vacinação de servidores municipais de Londrina e também contra o passaporte sanitário. Os manifestantes se reuniram no último domingo na rotatória das avenidas JK e Higienópolis.

Segurando faixas e cartazes e entoando gritos de liberdade, o protesto tinha como alvo o prefeito Marcelo Belinati, que assinou um decreto no dia 30 de setembro, onde a vacina contra a Covid-19 passou a ser considerada item obrigatório para qualquer pessoa que trabalhe nos órgãos e entidades da administração pública do município.

A medida vale para todos servidores, empregados e agentes públicos, que possuem vinculo funcional com o município. Incluindo estagiários e funcionários terceirizados. Londrina tem aproximadamente dez mil servidores municipais. Um levantamento interno apontou que até a data da assinatura do decreto, em torno de 750 ainda não haviam se cadastrado no sistema de vacinação da prefeitura.

Além do novo decreto, a prefeitura Londrina já possui normativas que determinam que servidores da saúde cumpram o esquema de vacinação. O município também se baseia no princípio da legalidade, impessoalidade e modalidade, em que o bem coletivo prevalece sobre o individual.

“Obriga os servidores a tomarem as vacinas experimentais sob pena até de responderem processo administrativo e serem exonerados. Mas outras pessoas que não são servidores também se juntaram a nós e estão protestando contra a obrigatoriedade da vacina e o passaporte sanitário”, disse a servidora pública Márcia Amaro.

Já o chamado “passaporte da vacina” está sendo estudado pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Caso aprovada, a medida passa a estabelecer a exigência do comprovante de vacinação para entrar em estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, shows, entre outros ambientes de lazer. O assunto chegou à Câmara Municipal de Londrina e foi tema de discussão no dia 5 de outubro, na qual os vereadores aprovaram uma indicação contra o passaporte sanitário.

“O passaporte vacinal é inconstitucional no Brasil. Ele cria cidadãos de duas classes, os de primeira classe são os que se submeteram a serem cobaias no experimento sem saber quais são as consequências, e as outras que por não aceitarem serem cobaias são consideradas segunda classe”, afirmou Márcia.

Os manifestantes seguiram até o aterro do Lago Igapó e colocaram cruzes com fotos de quem, segundo eles, morreu após se vacinar contra a Covid-19.

Via:Tarobá News

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mais de 30 mil pessoas devem ir aos cemitérios de Rolândia no Dia de Finados

Cavalos soltos são flagrados à margem da rodovia em Jaguapitã

Londrina faz mutirão de entrega do cartão Comida Boa neste sábado

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais