O Portal do Norte do Paraná
Policial

Kombi completaria 80 anos em 2020

Xodó nos dias de hoje, já foi considerada carro de pobre mas atualmente os preços são de carros de coleção. A Kombi parou de ser produzida em 2013 mas deixou tanta saudade que de vez em quando surge um boato que a Volkswagen estaria pensando em voltar a produzi-la. Mercado não faltaria, essa é uma certeza. Em 2020 a KOMBOZA completaria 80 anos e até a metade dos anos 80 ninguém diria que sairia do mercado e se saísse ninguém diria que teria deixado tanta saudade, mas deixou e como. Nela cabia um time de futebol ou quase. Lenta mas nem tanto, barulhenta mas só por dentro, a Kombi é mesmo um daqueles veículos que servia para tudo.

Mas de onde vem a Kombi e o que significa esse nome ?

O nome Kombi vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer “veículo combinado” (ou “Veículo Multi-Uso”, em uma tradução mais livre). O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 40, idéia do importador holandês Ben Pon, que anotou em sua agenda desenhos de um tipo de veículo inédito até então, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca.

Os primeiros protótipos tinham aerodinâmica terrível, porém retrabalhos na Faculdade Técnica de Braunschweig deram ao carro, apesar de sua forma pouco convencional, uma aerodinâmica melhor do os protótipos iniciais com frente reta. Testes então se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre a plataforma do Fusca, porém, devido a fragilidade do carro resultante, uma nova base foi desenhada para o utilitário, baseada no conceito de chassis monobloco.

Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o carro ganhava as ruas em 8 de março de 1950. No Brasil o grupo Brasmotor passou a montar o carro no Brasil em 1953 e a partir do dia 2 de setembro de 1957 sua fabricação – o que faz do veículo o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil, e o que esta há mais tempo em produção. O Brasil é o único lugar no mundo onde o modelo ainda é produzido.

1950: Ano de seu lançamento na Alemanha e inicio das vendas no Brasil, importada pelo Grupo Brasmotor (proprietario da marca Brastemp). • 1953: Início da montagem no Brasil, com as peças importadas (o chamado “sistema CKD”, “Completely Knocked Down) ainda pelo Grupo Brasmotor.

• 1957: Inicio da produção no Brasil pela Volkswagen no dia 2 de setembro, com nacionalização de peças e motor 1200cc. • 1967: Motor 1500cc • 1976: Primeira reestilização, motor 1600cc. Inicialmente a Volks pretendia fazer a reestilização completa, deixando a Kombi nacional com a porta corrediça e as três janelas grandes e cada lado, mas, aparentemente para cortar custos, a fábrica escolheu combinar a frente (com as portas dianteiras) e a traseira (apenas as lanternas) do modelo internacional com a carroceria do modelo nacional, de 12 janelas laterais, tornando assim a carroceria do modelo fabricado de 1976 a 1996 uma exclusividade brasileira. • 1981: Início das vendas do modelo com motor Diesel, refrigerado a água e radiador dianteiro. Utilizava o motor Diesel 1,5l que equipava o Passat exportação. Em 1981 os piscas traseiros voltam a ser na cor âmbar (eram vermelhos de 1976 a 1980). • 1982: Lançamento da pick-up Kombi com cabine-dupla. • 1997: Segunda reestilização, porta lateral corrediça e injeção eletrônica. Finalmente o modelo ganhava porta corrediça e carroceria semelhante aquela conhecida no resto do mundo, embora o teto elevado em 11 cm seja único do modelo brasileiro. • 2000: Último ano de fabricação da versão pick-up. • 2006: Novo Motor 1400, refrigerado a água, nova grade dianteira para o radiador e novo painel. • 2009: As mudanças são discretas. Há a adoção do “brake-light” (terceira luz de freio) de série na extremidade do teto, e nova grade dianteira levemente reestilizada com novas aletas para refrigeração.    

     

Com informações:O fato Maringá

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rebelião na cadeia de Ibiporã deixa seis presos mortos

Cobra News (User)

Heróis resgatam criança que caiu em fossa na cidade de Rolândia

Cobra News (User)

Susto: Eixo traseiro de caminhão da coleta de lixo se desprende e quase provoca acidente

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais