O Portal do Norte do Paraná
Região

Justiça rejeita pedido do MP-PR e libera funcionamento de academias e celebrações religiosas em Londrina

A Justiça rejeitou um pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e liberou o funcionamento de academias, centros esportivos e celebrações religiosas em Londrina, no norte do Paraná. A decisão é do juiz Marcos José Vieira, da 1ª Vara de Fazenda Pública de Londrina, de quarta-feira (1°).

Na decisão, o juiz cita que igrejas e templos religiosos são considerados atividades essenciais nos âmbitos federal e estadual. Além disso, um decreto municipal permitiu a realização de cultos coletivos e presenciais respeitando as medidas de prevenção contra a contaminação do novo coronavírus.

A análise do pedido foi feita após a Procuradoria do município e a Secretaria Municipal de Saúde entrarem com recurso contra a ação movida pelo Ministério Público.

O juiz Marcos José Vieira detalha que não há dado ou elemento técnico que vá contra a decisão municipal de liberar as atividades.

“Não posso deixar sem registro que, pelo menos até o presente momento, os dados epidemiológicos não acusam risco iminente de colapso do serviço de saúde. Como bem demonstraram os réus com os boletins e gráficos. Em Londrina, o percentual de ocupação de leitos hospitalares (Covid e não Covid) está em 54%; ao passo que incidência de pessoas infectadas por milhão situa-se em patamares inferiores à média nacional”, escreveu em uma parte da decisão.

Casos em Londrina

Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de quarta-feira (1°), mostra que 1.346 moradores testaram positivo para Covid-19, 1.051 pacientes estão recuperados. Até agora, 82 pessoas morreram por complicações da doença.

De acordo com o boletim, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS) estava em 44%, há 98 em todo o município. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos para casos gerais estava em 58%. A taxa de ocupação de leitos de enfermaria estava em 48%.

A ação civil pública protocolada pelo Ministério Público levou o governo estadual a publicar um novo decreto recomendando a paralisação de serviços não essenciais em regiões que registram a maior taxa de ocupação de leitos.

A região de Londrina foi uma das macrorregiões incluídas nesta determinação. Na quarta-feira (1°), a prefeitura informou que os empresários poderão abrir os estabelecimentos até domingo, e que o decreto passa a valer a partir de segunda-feira.

O município entrou com recurso contra o decreto estadual. Conforme a prefeitura, a taxa de ocupação de leitos está controlada.

Informações do G1 Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

UEL abre inscrições para o Vestibular 2024 em Londrina e quatro cidades do Paraná

Cobra News (User)

ExpoLondrina abre 350 vagas de trabalho temporário

Banco de Leite do HU de Londrina precisa de novas doadoras

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais