O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Justiça determina retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino de Londrina

A Justiça determinou o retorno das aulas presenciais em creches e escolas municipais de Londrina, no norte do Paraná, em até 20 dias. A decisão, que suspendeu o decreto municipal sobre as aulas na rede municipal, atende a um pedido do Ministério Público do Paraná e foi publicada nesta quinta-feira (27).

Esse retorno pode ser escalonado e híbrido, com redução de horário, revezamento de alunos, e os pais ou responsáveis poderão aderir ou não em levar a criança para as instituições. O município deverá garantir o atendimento de todas as crianças e adolescentes.

A Vara da Infância e da Juventude de Londrina considerou o argumento da promotoria que é preciso garantir aos alunos da rede básica municipal a oferta de atividades escolares de forma presencial e equânime aos dos alunos da rede privada, que desde março podem frequentar os colégios.

O MP-PR apontou ainda que um decreto estadual, publicado em março, autorizou o retorno das aulas presenciais na rede privada.

A decisão também detalhou que Londrina está em uma fase com bares, restaurantes, shoppings, academias, espaços públicos abertos, com frequência permitida para as crianças. Mesmo com a nova restrição de horário imposta pelo Governo Estadual para a próxima semana “somente as escolas públicas municipais ou conveniadas com o Município de Londrina permanecem fechadas há mais de um ano e dois meses, dando causa a inúmeros prejuízos, de diversas ordens, à população infantojuvenil de Londrina”.

A liminar ressaltou que o retorno presencial deve atender a todos os protocolos e medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19. As escolas devem seguir a resolução 98/2021 da Secretaria de Estado da Saúde.

O município também deverá apresentar um plano de ação que contemple “as etapas do retorno presencial gradual e seguro, com previsão dos parâmetros técnicos e objetivos que permitirão a toda população acompanhar em que circunstâncias e de que maneira poderá ocorrer novo fechamento das escolas, observando-se a essencialidade dos serviços educacionais”.

A Prefeitura de Londrina disse que a rede municipal de ensino está preparada para o retorno das aulas presenciais desde junho de 2020, porém, o entendimento é que não é o momento adequado para o retorno das aulas em virtude da gravidade do momento da pandemia do Covid.

Em relação à decisão judicial proferida pela Vara da Infância e da Juventude de Londrina, o município respeita a decisão, porém vai recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado.

Decreto municipal

No dia 14 de maio, o prefeito Marcelo Belinatti (PP) assinou um novo decreto que suspendeu a realização de aulas presenciais até 31 de maio. Neste novo documento, as escolas municipais foram autorizadas a receber até cinco alunos, por sala de aula, nos atendimentos individualizados.

Londrina tem 88 escolas municipais, 35 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e 56 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados ao Município.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná/ Foto: Vivian Honorato/Prefeitura de Londrina)

Postagens relacionadas

Educação adota tradução simultânea de libras em aulas EaD a partir desta quarta-feira

Governo do Paraná e União fecham modelo de ‘novo’ pedágio com redução de tarifa garantida

Governo apresenta projetos de lei com reajuste de servidores e reestruturação de carreiras

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais