O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Jornalista Ronan Soares morre aos 80 anos

O jornalista Ronan Soares, de 80 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (30) em Brasília. Ele esteve em tratamento médico nos últimos dois anos.

Nascido no município de Araxá, em Minas Gerais, Ronan veio para a capital federal em junho de 2018. Após um mês internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), ele passou a morar com a filha, recebendo cuidados de uma equipe médica semanalmente.

Na época da transferência para Brasília, um laudo médico chegou a citar diagnóstico de lesão cerebral. No entanto, os filhos do jornalista afirmam que exames posteriores não indicaram esse resultado. Simone Souto Maior, filha do jornalista e responsável legal de Ronan Soares, afirma que seu pai faleceu por causa de infecção de úlceras de pressão, de acordo com atestado de óbito emitido nesta quinta-feira (30).

Trajetória

O jornalista trabalhou por 20 anos na TV Globo, entre 1975 e 1995. Ele se interessou pela área da comunicação ainda na infância, aos sete anos, quando ajudava o tio a montar rádios, em Araxá. Cresceu escrevendo como passatempo.

Aos 16 anos, Ronan foi morar em São Paulo, sozinho, e começou a trabalhar em um banco. O chefe percebeu que o funcionário gostava de ler e escrever, então ele foi escalado para fazer o primeiro número de uma revista.

De volta à Araxá um ano depois, escreveu uma coluna de humor em um jornal local. Em 1975, Ronan entrou para a Globo, onde trabalhou como editor no Jornal Nacional, no telejornal “Amanhã”, no programa “Painel” e no “Globo Revista”.

Ronan também foi gerente de coproduções da GloboNews. Foi um dos editores do programa jornalístico Estúdio I e fez parte da diretoria editorial de Entretenimento da Globo. Em seguida, o jornalista passou a fazer a supervisão editorial do programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Em 2004, por ocasião dos 35 anos do Jornal Nacional, Ronan Soares colaborou na supervisão editorial do livro Jornal Nacional 35 anos: a notícia faz história, escrito pela equipe do Memória Globo.

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Via G1 DF.

Postagens relacionadas

Lotofácil da Independência tem 65 apostas vencedoras;quatro são do PR

Cobra News (User)

INSS começa a pagar aposentadorias e pensões de julho

Cobra News (User)

Brasil termina o ano com índices preocupantes de cobertura vacinal infantil; 2023 é visto como desafio

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais