O Portal do Norte do Paraná
Paraná

IPVA poderá ser pago com cartão de crédito a partir desta quarta-feira no Paraná

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual, disponibiliza mais uma opção de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A partir desta quarta-feira (06) os contribuintes poderão parcelar o imposto atrasado de 2022 em até 12 vezes pelo cartão de crédito (isso em relação à falta completa do pagamento ou de alguma parcela já vencida) ou o que ainda está pendente, em caso de parcelamento.

Segundo a Fazenda, por exemplo, o contribuinte pode parcelar todo o valor pendente, se ainda não tiver quitado o boleto cheio, ou até mesmo agrupar uma eventual parcela em atraso com as duas vindouras para equilibrar sua situação financeira, se optou por realizar o pagamento em cinco vezes.

A medida é válida apenas para o calendário deste ano e possibilita agilizar a quitação do tributo. Para realizar o parcelamento basta verificar as empresas credenciadas pelo site da Secretaria da Fazenda (neste link) e seguir as opções disponíveis.

O contribuinte poderá realizar o parcelamento inicialmente pela instituição financeira Asteroide Tecnologia e Pagamentos – primeira credenciada pelo Estado. Demais empresas interessadas podem fazer o credenciamento pela página de Editais da Secretaria da Fazenda.

As empresas têm autonomia para definir as condições comerciais das transações; as bandeiras dos cartões utilizadas; número possível de parcelas; juros aplicáveis; e outras taxas a serem cobradas, de acordo com o parcelamento. Ao contribuinte cabe avaliar as condições mais favoráveis para o pagamento do imposto e, caso opte por realizar o pagamento no cartão de crédito, deve exigir o comprovante de pagamento dos débitos fiscais recolhidos.

Essa é mais uma medida que vai ao encontro da modernização da administração pública fazendária. O projeto foi anunciado no ano passado e esse primeiro trimestre serviu para adaptação e credenciamento de parceiros. “É mais uma das possibilidades disponibilizadas pelo Estado para facilitar a vida do contribuinte e modernizar a gestão do Fisco”, afirma o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior.

MODERNIZAÇÃO – Neste ano os contribuintes já puderam parcelar os pagamentos em até cinco vezes, bem como realizar o pagamento da Guia de Recolhimento via PIX em qualquer banco, inclusive nos digitais, não se restringindo aos conveniados com o Estado.

O sistema de pagamento continuará o mesmo, de forma online, ou seja, os contribuintes não receberão o boleto em casa, nem qualquer outro tipo de correspondência. As guias continuam sendo emitidas pelo portal da Fazenda. A quitação do IPVA é um requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento do veículo pelo Detran/PR.

4ª PARCELA – Neste mês de abril vence o pagamento da quarta parcela do IPVA para quem solicitou o parcelamento em cinco vezes no começo do ano.

Finais de placa 1 e 2 – 18/04, 17/05

Finais de placa 3 e 4 – 19/04, 18/05

Finais de placa 5 e 6 – 20/04, 19/05

Finais de placa 7 e 8 – 22/04, 20/05

Finais de placa 9 e 0 – 25/04, 23/05

AEN

SINTONIZE COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Ivermectina e hidroxicloroquina foram os medicamentos mais pesquisados no Paraná

Procon-PR vai notificar postos e distribuidoras por reajuste antecipado nos combustíveis

Campeonato Paranaense pode voltar no meio de semana com jogos da primeira rodada

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais