O Portal do Norte do Paraná
Região

Inscrições para alistamento militar obrigatório estão abertas

A Junta do Serviço Militar de Rolândia informa que o processo de alistamento militar começou na última sexta-feira (1º) e segue até o dia 30 de junho. Rapazes que completam 18 anos em 2021 devem se alistar pelo site www.alistamento.eb.mil.br. A Junta de Rolândia recebe, em média, 500 alistamentos por ano.

Para a inscrição online, é necessário ter em mãos CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Quem não tem acesso à internet deve dirigir-se à Junta de Serviço Militar (JMS) de Rolândia, situada na Rua Santa Catarina, 1400, centro, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Nesse caso, o jovem deve apresentar certidão de nascimento ou prova equivalente e comprovante de residência ou declaração firmada por ele.

Contudo, há casos em que o alistamento só pode ser feito presencialmente. Se o rapaz for o único responsável pelo sustento da família, deve apresentar requerimento de dispensa de incorporação e documentos que comprovem sua condição de arrimo.

Se for portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças. Se por incapacidade absoluta não puder apresentar-se, pode ser representado por tutor ou curador.

Se o jovem desejar alistar-se com nome social, deve ir à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social. Para quem mora no exterior, é necessário dirigir-se à repartição consular com certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto.

Com assessoria

Foto: Divulgação/Gov/SP

Acompanhe a programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Idoso sofre acidente de trabalho e morre em Arapongas

12 mil bueiros serão limpos em Londrina

Londrina confirma mais dois casos de varíola dos macacos; total de três

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais