O Portal do Norte do Paraná
Região

Honpar admite demissões para se adequar a novo piso de enfermagem

Em nota encaminhada nesta terça-feira (16), a direção do Hospital Norte Paranaense (Honpar) de Arapongas confirmou que está promovendo uma readequação no seu quadro funcional para atender ao novo piso do setor de enfermagem.  Segundo o sindicato que representa os trabalhadores categoria, pelo menos 40 funcionários do setor já foram desligados e outros 50 devem ser demitidos na sequência.

A direção do hospital afirma, entretanto, que as demissões são do quadro geral e não apenas do setor de enfermagem e que as medidas são tomadas para não causar eventuais prejuízos aos serviços prestados à população. O hospital também afirma que está se adequando à nova legislação e está pagando o piso a todos os funcionários enquadrados na lei.

A lei do piso da enfermagem garante a remuneração mínima para enfermeiros fixada em R$ 4.750, refletindo também na remuneração dos demais profissionais do setor, como técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras.

Para atender as exigências da lei 14.434/2022, publicada no último dia 5 de agosto, o HONPAR – Hospital Norte Paranaense está promovendo uma readequação administrativo financeira, o que inclui mudanças no seu quadro de funcionários. O objetivo é preservar o equilíbrio financeiro, a qualidade assistencial e a segurança dos pacientes.

DEMISSÕES PREOCUPAM

As demissões coletivas preocupam o Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos de Saúde de Apucarana e Região (SEESSA). Segundo a presidente da entidade, Marli de Castro, o sindicato tenta agendar uma reunião com a direção do hospital para tratar do assunto.

Funcionários do hospital também relatam dificuldades. “Eu não fui demitida, mas muitos colegas de profissão foram e, a partir do mês que vem, quando terminar o aviso prévio, a sobrecarga de trabalho que já é grande irá aumentar”, afirma uma enfermeira que pediu para não ser identificada. “Todos estão desgastados mentalmente com medo de perder o emprego ou ficar e ter uma rotina intensamente exaustiva”, completa.

Via:Tn Online

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Agendamento do RG passa a ser feito virtualmente em Ibiporã 

Vereadores decidem hoje (2) se Francisconi será cassado

Criança de 3 meses morre em creche particular em Rolândia

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais