O Portal do Norte do Paraná
Região

Hoje é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual infantojuvenil

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data comemora 20 anos desde que foi criada pela Lei 9.970 em 2000, em solidariedade à morte de Aracelli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em 1973.

O corpo da criança apareceu seis dias depois, carbonizado, mas seus agressores nunca foram punidos. O caso repercutiu e, a partir da instituição da data nacional, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Considera-se violência sexual a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de qualquer indivíduo em estágio de desenvolvimento psicossexual mais avançado, não importando a idade. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não, que possa prejudicar seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Atendimento às vítimas

Em Rolândia, O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS I) está realizando, atualmente, o acompanhamento de 36 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual – dentre estes 2 são de exploração sexual. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, é importante lembrar que os crimes também ocorrem dentro da própria família ou por pessoas muito próximas da criança ou do adolescente.

“Segundo a Organização Internacional do Trabalho, ocorrem por ano, no Brasil, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Apesar disso, menos de 20% desses casos são notificados pela rede de proteção de crianças e adolescentes. Isso é revoltante”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é o presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Denúncias

O combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Quem souber de algum caso de violência sexual infantil pode procurar o Conselho Tutelar, Delegacia, Polícia Militar ou ligar para o Disque Denúncia Nacional, de número 100 (Disque 100) ou para o Disque Denúncia do Paraná, pelo 181. As denúncias podem ser anônimas.

Cada um de nós tem o dever de proteger nossas crianças e adolescentes. O CREAS I, em Rolândia, atende crianças e adolescentes vítimas de quaisquer formas de violência.

Prevenção

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) fará durante lives diárias durante esta semana no perfil institucional no Instagram, com conversas sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. As lives serão às 15h, pela conta @pcproficial (instagram.com/pcproficial) e os internautas poderão enviar perguntas.

Veja a agenda de temas e profissionais que estarão nas lives.

O Conselho Tutelar e a Secretaria de Ação Social de Jaguapitã fizeram um vídeo orientando pais e responsáveis e as crianças sobre como identificar abusos e a importância da denúncia. Veja:

 

 

Por Daiane Valentin

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Ciclista fica ferido após colisão em Londrina

Homem está desaparecido há uma semana em Rolândia; ele é morador de Londrina

MP-PR investiga a morte de mais um idoso em decorrência de maus-tratos sofridos em asilo, em Maringá

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais