O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Hemepar convoca doadores para manter estoque no feriado prolongado da Semana Santa

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) convoca doadores de sangue para contribuir para os estoques regionais para o feriado prolongado desta semana. Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, a unidade vem reforçando a campanha de doação com intuito de mobilizar e conscientizar a população.

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionando e processada a separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Também é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

Atualmente, a maior demanda são dos tipos sanguíneos O negativo, O positivo e A negativo, que apresentam falta em todas as unidades da rede.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, reforçou a importância do ato, especialmente com a aproximação do feriado. “Essa é uma data que demanda da nossa atenção, principalmente porque as pessoas que realizaram a doação durante o Carnaval não estão aptas para uma nova coleta nesse período. Por isso, reforçamos o convite para que todos possam nos ajudar nesse grande ato de solidariedade que contribui e salva vidas”, afirmou.

Na Sexta-Feira Santa, os pontos de coleta estarão fechados. Porém, durante o sábado, estarão abertas as unidades de Curitiba, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu.

PARA DOAR – Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). Também é possível conferir condições para impedimentos temporários ou agendar a doação de sangue clicando neste link.

HEMEPAR – O Centro é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

AEN

SINTONIZE COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Dengue: Defesa Civil do Paraná passa a usar SMS para alertar quem está em regiões com mais casos confirmados

Frota de veículos cresce mais que o dobro da população no Paraná

Governo do Paraná anuncia redução do ICMS sobre o etanol

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais