O Portal do Norte do Paraná
Comunidade

Guarda Municipal Escolar Comunitária realiza formatura de novos “Guardas Municipais Mirins”

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), realiza no mês de setembro a formatura dos alunos atendidos pelo projeto Guarda Municipal Mirim (GMM). Na quarta-feira (4), às 19h, 39 alunos de duas turmas, da Escola Municipal Nina Gardemann, localizada na região oeste, vão receber a certificação pelos guardas e equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Para a diretora da escola, Tania Machado, o trabalho contribui para a formação cidadã. “É a primeira vez que recebemos o projeto na escola. Houve uma melhora geral no comportamento, na concentração e no relacionamento interpessoal. Ações como essa são importantes por formar o cidadão e torná-lo capaz de respeitar seu próximo, as regras e o meio onde convive”, pontuou.

O projeto “Guarda Municipal Mirim” foi implantado em 2014 pela secretaria e já formou aproximadamente 1.100 crianças, em várias escolas. Ele é desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. Este ano 12 turmas foram atendidas em 4 unidades escolares diferentes. Ao todo 258 alunos participaram das atividades. O foco é a criar um vínculo de confiança e respeito entre os alunos, professores e funcionários das escolas, e principalmente ampliar o contato com a Guarda Municipal.

Para o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, educação e segurança devem andar juntas. “É importante destacar que esse trabalho realizado pela equipe de educação da Guarda Municipal está voltado para dignidade da pessoa humana e conceitos de cidadania, vinculados à atividade que a GM presta para a população, voltada para os cuidados com os bens e instalações do município. Esse contato de forma lúdica é importante para desmistificar aquele conceito de medo dos agentes da autoridade. E, também, criar uma relação de respeito com os agentes. Relação essa que é tratada nas palestras e deve ser estendida aos pais e professores”, explicou.

Cássia Munhoz, supervisora do GMEC, está satisfeita com o resultado das ações neste ano. “O trabalho preventivo nas escolas é a melhor forma de trabalharmos com crianças e adolescentes questões referentes aos problemas que os afligem. Com os pais também é realizado trabalho através da palestra ‘Como educar os filhos nos tempos atuais’, que também pode ser solicitada pela escola. O saldo é positivo, visto que os alunos participam massivamente nas palestras, demonstrando liberdade e confiança para debater os assuntos. A solicitação pelo projeto tem aumentado. Estamos vendo uma forma de viabilizar o atendimento em mais escolas”, informou.

Durante a execução do projeto, os guardas municipais do grupamento escolar ministram palestras sobre cidadania, prevenção contra drogas e contra o bullying. A ação também é uma oportunidade para um diálogo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres, definição do ser cidadão, preservação do patrimônio público, em especial o ambiente escolar, cultural e social da cidade. Os alunos também aprendem ordem unida com o objetivo de aprimorar a disciplina, espírito de unidade e lealdade para com os colegas.

Ainda de acordo com o secretário, este serviço estimula o vínculo de confiança por parte das crianças. “Esse trabalho é uma oportunidade para que a criança possa trazer informações, por meio da confiança, sobre violências que ela venha sofrendo no ambiente escolar, familiar ou ao longo da vida, criando um vínculo de confiança com os órgãos de segurança”, ressaltou.

Demais formaturas

– 10 de setembro, às 10h30 – Escola Municipal Francisco Pereira De Almeida Júnior, Conjunto Guilherme Pires

– 12 de setembro, às 8h15 – Escola Municipal Nara Manela, Conjunto Semiramis

– 19 de setembro, às 10h – Escola Municipal Armando Rosário Castelo, Distrito de Paiquerê

Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Moradora de São Paulo procura por tio-avô em Rolândia

Cobra News (User)

Cartão Comida Boa começa a ser entregue nesta terça (19) em Rolândia

Cobra News (User)

Moradora de Sarandi quer reencontrar sua mãe

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais