O Portal do Norte do Paraná
Região

Guarda Municipal de Londrina registra 14 termos de constatação no último final de semana

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço da fiscalização das medidas de segurança e combate à pandemia no município. A central da GM registrou 66 denúncias no último final de semana (15 e 16 de agosto), das quais 14 resultaram em termos de constatação de diversas naturezas, entre elas aglomeração de pessoas, falta de medidas profiláticas, uso de narguilé, comércio em desacordo com horário entre outras.

Entre sábado e domingo os guardas municipais atenderam várias ocorrências de festas com aglomeração, falta do uso de máscara e uso de narguilé. Cerca de 40 pessoas foram flagradas em uma festa e 80 pessoas em outra, em um bar que não apresentou alvará de funcionamento. O evento foi interrompido e os responsáveis foram notificados.

Uma equipe da GM, em patrulhamento pelos arredores da Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra, na zona leste, por volta das 22h50, visualizou uma distribuidora de bebidas em funcionamento após o horário permitido. Ao se aproximarem do local, um rapaz em atitude suspeita tentou esconder algo dos guardas. Após abordagem foram encontradas duas porções de cocaína escondidas em sua boca. De acordo com o boletim de ocorrência o homem indicou que teria comprado a substância com uma pessoa na distribuidora.

Os guardas foram fiscalizar o local e após abordagem encontraram uma quantia considerável de droga, além de alguns objetos e dinheiro trocado. Ao todo 57 porções de cocaína, 6 de maconha, 7 celulares, 1 relógio e R$860,50 em dinheiro trocado foram apreendidos. Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia de plantão junto com os objetos encontrados.

Números – Informações do Setor de Estatística da Guarda Municipal apontaram que nas três primeiras semanas do mês a central 153 recebeu 430 denúncias, das quais 372 foram atendidas pela GM e 58 foram encaminhadas para os demais setores responsáveis pela fiscalização. O levantamento aponta ainda que em 55,6% dos atendimentos realizados pela instituição não houve constatação de irregularidade. A Secretaria reforça que a denúncia deve ser feita com o máximo de informações para evitar esse tipo de situação.

Até o momento,  a central da GM já recebeu 6.832 denúncias, das quais 5.521 foram atendidas pela guarda e 1.311 foram encaminhadas para outros órgãos de fiscalização. Desde o mês de março já foram registrados 821 termos de constatação de irregularidades.

Desde o começo das ações de prevenção e combate à pandemia do novo coranavírus, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da GM, tem somado esforços junto às demais secretarias municipais e aos órgãos de fiscalização para evitar a propagação do vírus e fazer cumprir as normativas estipuladas pelos decretos municipais.

Denúncias – É recomendado que todas as informações sejam repassadas à GM através do WhatsApp no momento exato em que estiver ocorrendo algum descumprimento às normas. É importante sempre tentar enviar mensagens curtas, porém objetivas. Também se sugere que antes de enviar, o texto passe por nova leitura e análise. Não se deve repassar informações equivocadas e trotes, pois de acordo com o artigo 340 do Código Penal, “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa”.

Em caso de necessidade, a população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp 99995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que para efetivação da denúncia o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Texto: Bruno Amaral/ Defesa Social

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Prefeitura de Cambé abre concurso público nas áreas de saúde e educação

Cobra News (User)

Motorista da UPA de Arapongas morre por complicações causadas pela Covid-19

Manifestantes foram às ruas de Londrina em apoio ao presidente Bolsonaro

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais