O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governo do Paraná esterilizou 1.418 animais em sete cidades em novembro

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná já realizou a castração em 1.418 animais de sete municípios paranaenses neste mês. Até o final de novembro, são esperados mais 1.231 cães e gatos em outras 10 cidades.

Foram atendidos Japira, Sapopema, Ventania, Curiúva, Santo Antônio da Platina, Candói e Guapirama.

O CastraPet Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com as prefeituras municipais das localidades participantes. No total, foram investidos R$ 4,9 milhões pelo Governo do Paraná para atender 125 municípios.

Desde o início do programa, em 2019, 23.892 animais já foram atendidos. Além de promover o controle populacional de cães e gatos, a iniciativa é uma maneira de promover a saúde única no Estado, uma unificação entre as saúdes humana, animal e ambiental.

“Muitas doenças são provenientes da relação do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar animal e humano”, destaca o secretário da pasta ambiental, Márcio Nunes.

Os veterinários do CastraPet Paraná orientam o jejum absoluto (comida e água) do animal antes da cirurgia, por pelo menos 8 horas para alimento e 4 horas para água. “Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia”, explica a veterinária do programa Girlene Maria Pazini Jacob.

Além disso, logo após o procedimento, o tutor recebe orientações sobre cuidados necessários pós-cirúrgicos e medicação. Os pets recebem, ainda, um microchip que contém dados para identificação no caso de fuga ou roubo do animal.

PRÓXIMAS CIDADES – Neste mês, o programa ainda passa pelos municípios de Conselheiro Mairinck, São Jorge d’Oeste, Quatiguá, Carlópolis, Renascença, Wenceslau Braz, Sengés, Capitão Leônidas Marques, Salto do Lontra e Planalto.

AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Com mais três pontos azuis, balneabilidade nas praias do Paraná chega a 85%

Cobra News (User)

Jovem morre após ter 70% do corpo queimado em acidente com lareira em bar

Decreto do governador institui Delegacia da Mulher de Arapongas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais