O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governo do Paraná anuncia redução do ICMS sobre o etanol

O Governo do Paraná anunciou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o etanol. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (18), mas vale desde o último dia 16 de julho.

Conforme publicação, a alíquota do imposto passará de 18% para 12% no estado.

A redução se adequa à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 123, promulgada na semana passada.

Até a publicação desta reportagem, o governo estadual não tinha previsão da queda no valor nas bombas que a redução do ICMS representaria, mas disse que isso deve ser sentido de forma gradativa pelos paranaenses.

O ICMS é um imposto estadual, compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados.

O governo também não informou a estimativa de impacto da redução no orçamento.

Por nota, o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Paranapetro) afirmou que os postos “tendem a repassar a baixa na mesma velocidade e proporção que forem recebendo as reduções das distribuidoras de combustíveis”.

Em 1º de julho, o Paraná há havia reduzido o ICMS sobre a gasolina e a energia elétrica para 18%, se adequando a uma lei federal. À época, o governo estimou em quase R$ 8 bilhões a queda de arrecadação para 2023.

Conforme a gestão estadual, o impacto será sentido principalmente nas áreas da saúde e educação, e também no repasse a municípios.

Via:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Covid-19: Rolândia registrou três novos casos nas últimas 24h

Secretaria da Saúde alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe

Saúde informa sobre funcionamento das UBSs em Rolândia a partir de segunda

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais