O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governo do Estado propõe regulamentação do mercado livre de gás no Paraná

O Governo do Estado enviou nesta quarta-feira (10) à Assembleia Legislativa um projeto de lei complementar que prevê a regulamentação do mercado de gás encanado para consumidores livres, semelhante ao mercado livre de energia. A proposta do Executivo propõe mudanças na legislação vigente (Lei Complementar nº 205/17) e vai na esteira da Nova Lei do Gás, sancionada em abril pelo governo federal.

A regulamentação ficará a cargo da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Agepar), com base nas diretrizes da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A venda no mercado livre pode derrubar o preço do insumo, aumentando a competitividade da indústria paranaense. Além disso, também evita a concentração de mercado e amplia a concorrência, promovendo a entrada de novos fornecedores ao setor.

O volume disponibilizado para a venda deve variar conforme o setor. Para as termoelétricas, poderão ser comercializados a partir de 100 mil metros cúbicos de gás por dia, enquanto que para os demais segmentos a lei permitirá a comercialização a partir de 10 mil metros cúbicos diários.

O texto também prevê alterações nas revisões tarifárias periódicas (RTPs), que passarão a ser feitas a cada cinco anos, acompanhando o padrão aplicado nos demais setores de infraestrutura de gás no País. Atualmente, a revisão das tarifas do insumo é feita a cada quatro anos. A primeira RTP deve ocorrer em 2023, para aplicação em 7 de julho de 2024.

Via:AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Carga de frango congelado é saqueada após carreta tombar em ponte

Começa neste sábado: Inverno deve ter pouca chuva e oscilações de temperaturas

Seminário da Criai debate ações de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e idosos

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais