O Portal do Norte do Paraná
Região

Funcionário não precisa de atestado para retornar ao trabalho após afastamento por covid-19

A ACIR foi procurada pela Secretaria de Saúde de Rolândia, na figura da Secretária Marisa Mendes Ferreira e do médico Evandro Rosa, coordenador do programa de enfrentamento à Covid-19 no Município, para alertar sobre uma prática que tem se repetido no Posto de Saúde Central e causa aglomeração e mais filas neste que é o local de referência para o atendimento de Covid-19 na Saúde Pública de Rolândia.

Foi relatado que muitos funcionários de empresas da cidade têm procurado o Posto Central com a expectativa de receber um atestado de liberação para retorno ao trabalho após terem cumprido o isolamento previsto na primeira prescrição médica. A orientação da secretaria de Saúde, porém, é de que ao cumprir os dias prescritos num primeiro atestado de afastamento, os funcionários estão automaticamente considerados aptos a retornar ao trabalho, não devendo buscar novamente o Posto de Saúde para qualquer outra liberação por escrito.

Se houver dúvida

Caso ainda exista dúvida, após transcorridos os dias recomendados de afastamento, a própria secretaria de Saúde do município lembra que as empresas também podem recorrer aos serviços de Medicina do Trabalho para novos atendimentos e esclarecimentos relativos aos casos de Coronavírus nas empresas, seja na indicação de outros exames ou como exatamente proceder, conforme a necessidade de cada caso.

Ainda conforme informado pelos representantes da Saúde do Município em reunião, em alguns casos pessoas comparecem ao Posto Central solicitando a inclusão do CID (Classificação Internacional de Doenças) em um atestado, prática que não é autorizada pelo Conselho Federal de Medicina e ratificada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por ser considerado exposição da privacidade do paciente. A orientação é de que o atestado médico como foi fornecido já tem veracidade legal presumida como documento.

Evitar sobrecarga ao SUS

O pedido é para que não seja incentivado o retorno de colaboradores – já antes afastados – ao serviço de saúde pública para novo atendimento, já que em um mesmo dia mais de 30 casos dessa natureza foram relatados. A intenção é não gerar aglomerações onde há maior risco de contaminação (Posto Central) e, neste momento em que o SUS (Sistema Único de Saúde) já se encontra sobrecarregado pela pandemia, toda atitude em prol de seu alívio é bem-vinda.

A ACIR busca colaborar para que a segurança de todos os envolvidos esteja garantida, bem como ajudar no quesito divulgação de instruções mais acuradas para empresas e funcionários, assim como para o zelo do bom funcionamento do sistema de saúde de Município.

Comunicação ACIR

Foto: ACIR/Divulgação

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Anatel cria código 0304 para identificar ligações de cobrança

Cobra News (User)

Quase 12 anos depois, autor de homicídio em Centenário do Sul é preso

Ministério Público pede indenização de R$ 100 mil de vereadores que votaram aumento dos próprios salários da praia e debaixo de guarda-sol

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais