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Frota de veículos elétricos praticamente triplica no Paraná em dois anos

Os veículos eletrificados, sejam eles 100% elétricos ou híbridos, estão em franca expansão e se tornam cada vez mais comuns no Paraná. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), organizados e disponibilizados pela NeoCharge, nos últimos dois anos a frota desses veículos no estado praticamente triplicou, passando de 2.135 unidades em maio de 2020 para 6.363 em maio deste ano, último mês com dados disponíveis. O aumento, portanto, foi de 198%.

Nesse mesmo período, a frota brasileira de veículos eletrificados deu um salto de 200,7%, com o número de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in passando de 30.679 para 92.261. Entre as unidades da federação, São Paulo é quem tem a frota mais expressiva, com 30.927 unidades (33,5% do total), seguido por Minas Gerais (7.504 ou 8,1%), Rio de Janeiro (6.717 ou 7,3%) e Santa Catarina (6.546 ou 7,1%). O Paraná vem na sequência, com 6,9% da frota nacional e boa vantagem em relação ao sexto colocado, o Rio Grande do Sul, que soma 5.265 veículos (5,7%).

Entre os municípios brasileiros, Curitiba também é a quinta cidade com mais carros eletrificados. Se em maio de 2021 havia 971 unidades na cidade, em maio último já eram 2.865, o que representa um crescimento de 195%. A capital paranaense é também a quinta cidade com a maior frota de elétricos ou híbridos, respondendo por 3,1% de todas as unidades no país, atrás apenas de São Paulo (15.517 (16,8% do total)), Brasília (4.216 ou 4,6%), Rio de Janeiro (4.211 ou 4,6%) e Belo Horizonte (3.866 ou 4,2%).

Segundo Adalberto Maluf, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado brasileiro de veículos de baixa emissão está no rumo certo, mas ainda tem um potencial de crescimento grande e também falta muita coisa para a eletrificação avançar. “Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade, ou seja, de políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico”, afirma Maluf.

Com informações:Bem Paraná

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