O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Fila de espera por leito de Covid-19 oscila em abril, mas ainda está alta no Paraná

A fila de pessoas à espera por um leito para tratamento da Covid-19 oscilou no mês de abril e chegou a registrar altas e baixas desde o dia 8. De forma geral, a fila – uma somatória de leitos clínicos e de UTI – diminuiu em relação a março, mas ainda está alta. Os dados são do relatório diário de Ocupação por tipo de leito SUS por casos suspeitos/confirmados de Covid-19, fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Em 1º de abril, a fila tinha 438 pessoas à espera por um leito de UTI e 302 no aguardo por um leito clínico, totalizando 740 pessoas. Já no dia 1º de maio, último dia dos dados disponíveis, a espera por um leito de UTI estava com 143 pacientes, enquanto 157 aguardavam por um leito clínico, um total de 300 pacientes.

Nesses 30 dias, a fila em geral teve 18 quedas em relação ao dia anterior, mas registrou 11 altas em relação ao dia anterior. E um dia, houve estabilidade no geral. A maior alta de um dia para outro ocorreu em 29 de abril, com aumento de 28,39% em relação ao dia anterior. A maior queda foi em 22 de abril, com 21,18% de retração em relação ao dia 21.

No dia 16 de março, a fila tinha 1.357 pessoas. Eram 641 na fila de leito de UTI e 716 na fila por um leito clínico. Na quarta-feira (17), houve o recorde em demanda por leito de UTI (708 ao todo), mas o número total era menor que o dia anterior: chegava a 1.343.

Desde então, o dia em que havia menos fila foi 15 de abril, com 250 pessoas (100 à espera de UTI e 150 à espera de leito clínico). Um dia antes, a fila de UTI registrou seu menor tamanho, com 90 pessoas no aguardo.

Com informações:Bem Paraná/Foto: Geraldo Bubniak / AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Cobra Repórter solicita campanha sobre separação de lixo de infectados por coronavírus

Para comemorar 108 anos, Corpo de Bombeiros fará live

Cobra News (User)

Procon-PR dá dicas para aproveitar o Dia do Consumidor sem dor de cabeça

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais