O Portal do Norte do Paraná
Eventos

Festa ‘A União faz o Natal’ começa nesta sexta em Rolândia

A tão aguardada festa ‘A União faz o Natal’ começa nesta sexta-feira (13) em Rolândia. De acordo com a Associação de Festas Culturais de Rolândia (AFCR), organizadora do evento, uma grande caminhada abre as festividades – o trajeto começa às 19h em frente ao Banco do Brasil, na avenida dos Expedicionários, e segue até a Praça Castelo Branco. Na Praça, haverá apresentações culturais. A organização pede que os participantes usem roupas brancas ou vestes representando alguma etnia.

No sábado (14) e domingo (15), a partir das 15h, começa a grande festa unindo as etnias que compõem a população rolandense. Haverá barracas típicas representando a gastronomia, cultura e costumes de brasileiros, alemães, japoneses, italianos, suíços, árabes, portugueses, africanos, haitianos e outros povos que escolheram Rolândia como lar.

As atividades do final de semana serão no espaço do coreto da Oktoberfest, no Complexo Esportivo Emílio Gomes, localizado na na Avenida Salgado Filho, área central. No domingo, às 19h, haverá a celebração de uma missa com o padre Célio Tarozo, de Lunardelli, coordenador do Santuário de Santa Rita de Cássia.

De acordo com os organizadores, o objetivo da festa é “unir as etnias de Rolândia através da expressão cultural e social, identificando os costumes de cada grupo étnico.”

A comissão organizadora destaca que é preciso valorizar os costumes e diversas culturas do município e integrá-las por meio da comunicação e da arte. Outro objetivo é fomentar o turismo, promovendo os segmentos culturais como artesanato, grupos folclóricos, teatro, música e outras áreas artísticas.

Concurso de presépios

Durante a festa, será realizado o 1º Concurso de Presépios Natalinos. Os presépios serão expostos nas imediações do coreto, conforme orientação da comissão responsável pelo concurso. Os três primeiros colocados serão premiados em solenidade no domingo, às 21h.

‘A União faz o Natal’ é realizada pela AFCR, com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais, da ACIR (Associação Comercial e Empresarial de Rolândia) e da Rádio Cultura.

Sobre a AFCR

A Associação de Festas Culturais de Rolândia foi criada com o objetivo primordial de resgatar a Oktoberfest de Rolândia. O nome foi sugerido pela diretoria da Associação, a fim de organizar outros eventos na cidade, além do tradicional evento germânico.

De acordo com a própria AFCR, seu foco é promover valores humanos, ambientais, culturais, sociais, econômicos e de cidadania, preservando a cidade. A Associação conta com a colaboração e pretende conquistar parcerias tanto com o poder público como com a iniciativa privada, ACIR, entidades e representantes da sociedade civil organizada.

A Comissão Organizadora do projeto ‘A União faz o Natal’ é composta por Claudir Giraldi, Vanilso Francisco, Silvia Unbehaun,Edilene Griggio, Marcio Lopes, Jésu Campos, Fabio Perusso, Marisa Ferreira, Maria Luiza Müller, Patricia Cobra e Silvana Manganotti.

Texto: Daiane Valentin

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rafinha, jogador do Flamengo, disputa partida de futebol natalina em Londrina

Reunião debate preparativos finais para o Carnaval de Rua em Londrina

Cobra News (User)

Estão abertas as inscrições para Rainhas e Princesas da Oktoberfest de Rolândia

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais