O Portal do Norte do Paraná
Mundo

Estrutura principal da Catedral de Notre-Dame está salva, dizem bombeiros

Bombeiros em Paris disseram que salvaram a estrutura principal da catedral de Notre-Dame do colapso. Um incêndio de grandes proporções consumiu parte do monumento da cidade, incluindo o telhado, nesta segunda-feira (15).

“Agora acreditamos que as duas torres de Notre-Dame foram salvas”, disse o chefe dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet, a repórteres. “Consideramos agora que a estrutura principal da Notre-Dame foi salva e preservada.”

Em pronunciamento, o presidente Emmanuel Macron disse que “o pior foi evitado”, e que “juntos, vamos reconstruir Notre-Dame”. Ele acrescentou que uma campanha internacional de arrecadação de fundos será lançada.

“O que aconteceu nesta noite é obviamente um drama terrível. [Os serviços de emergência lutaram contra o fogo] com extrema coragem, profissionalismo e determinação. Gostaria de agradecê-los por toda a nação. Esta é a nossa história, e ela está queimando”, afirmou Macron.

As chamas que começaram no início da noite (18h50, no horário de Brasília), irromperam rapidamente no teto da catedral centenária e derrubaram a flecha da Notre-Dame, uma torre fina, que ficava no meio da catedral, seguido rapidamente por todo o telhado.

Enquanto queimava à noite, os bombeiros lutavam para impedir que uma das torres do sino desmoronasse. Um bombeiro ficou gravemente ferido, a única vítima relatada.

Ainda há o risco de que algumas das estruturas internas entrem em colapso, e os bombeiros devem trabalhar durante a noite para resfriar estas partes.

Bombeiros tinham de lidar com fumaça e gotas de chumbo derretido para salvar obras de arte e relíquias abrigadas na catedral. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que algumas das muitas obras de arte que estavam foram retiradas e colocadas em um local seguro.

O serviço de Segurança Civil da França, possivelmente respondendo à sugestão do presidente norte-americano Donald Trump de que os bombeiros “ajam rapidamente” e empreguem tanques de transporte de água, disse que isso não era uma opção, pois poderia destruir todo o edifício.

O Vaticano disse que o incêndio no “símbolo do cristianismo na França e no mundo” causou choque e tristeza e afirmou estar rezando pelos bombeiros.

A catedral é um ponto focal para os católicos romanos franceses que, como cristãos em todo o mundo, celebram a Semana Santa, marcando a morte e a ressurreição de Jesus. O arcebispo de Paris convocou todos os padres em Paris a tocar os sinos das igrejas como um gesto de solidariedade.

A catedral estava em reformas. Na última sexta-feira (12), 16 estátuas de bronze que adornam os telhados da Notre-Dame foram retiradas para restauração. De acordo com os bombeiros, o incêndio está “potencialmente relacionado” às obras na edificação. A jornada da equipe que trabalha na reforma acabou às 17h, no horário local, quase duas horas antes do início do incêndio.

Essa e outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Via Banda B

Postagens relacionadas

Governador destaca potencial do Estado no Paraná Day em Nova York

Paraná é o estado com maior número de adoções internacionais de crianças

Brasil vence o Peru e é campeão da Copa América

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais